Práticas Pedagógicas de Literatura na Educação Infantil
Por: Nicelia Rodrigues • 1/10/2018 • Ensaio • 2.011 Palavras (9 Páginas) • 1.302 Visualizações
Acessibilidade e Técnicas Assistivas
TEXTE 1
Segundo indicado pela NBR 9050 (2015, p. 30), as informações que precisam ser passadas aos indivíduos devem ser completas, objetivas e claras, podendo serem transmitidas por meio de sinalizações visuais, táteis ou sonoras. É recomendado que as informações corram em dois sentidos, podendo ser eles visuais e táteis ou visuais e sonoros.
Os sinais podem ser classificados em:
I. braile
II. informativo
III. instrução
IV. localização
V. advertência
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
[pic 1]Somente as afirmativas I, II, IV e V.
[pic 2]Somente as afirmativas I, III, IV e V.
[pic 3]Somente as afirmativas I e IV.
[pic 4]Somente as afirmativas I, IV e V.
[pic 5]Somente as afirmativas II, III, IV e V.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas II, III, IV e V..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
[pic 6]Marcar questão
Texto da questão
A dimensão referencial para cadeiras de roda precisa ser levada em consideração quando pensamos no espaço escolar, desde corredores à banheiros e salas de aula. Segundo a NBR 9050 (2015) os parâmetros referenciais para deslocamento em linha reta de uma pessoa em cadeiras de roda é de que caso, sozinha em um corredor, o cadeirante necessite de:
Escolha uma:
[pic 7]No mínimo 1,80 metros de largura entre uma parede e outra.
[pic 8]No mínimo 1,20 metros de largura entre uma parede e outra.
[pic 9]No mínimo 0,90 centímetros de largura entre uma parede e outra.
[pic 10]No mínimo 0,80 centímetros de largura entre uma parede e outra.
[pic 11]No mínimo 1,50 metros de largura entre uma parede e outra.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: No mínimo 0,90 centímetros de largura entre uma parede e outra..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
[pic 12]Marcar questão
Texto da questão
Sobre o olhar social em relação à pessoa com deficiência é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
[pic 13]Foi na Europa que o grupo das pessoas com deficiência teve reconhecimento fora dos asilos ou abrigos para pobres, isso ocorre pelo rompimento com alguns dogmas e crendices.
[pic 14]Foi a partir da segunda guerra mundial que o direito necessita se preocupar com grupos sociais específicos como o das pessoas com deficiência.
[pic 15]O processo de mudança sociocultural teve início na Europa de forma paulatina, que teve como marca principal o reconhecimento do valor humano.
[pic 16]O Brasil foi o primeiro país a conferir títulos de pessoas às pessoas com deficiência.
[pic 17]As práticas de eliminação das pessoas com deficiência eram coerentes com ideais atléticos, de beleza e classistas que serviam de base à organização sociocultural desses dois locais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O Brasil foi o primeiro país a conferir títulos de pessoas às pessoas com deficiência..
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
[pic 18]Marcar questão
Texto da questão
A NBR 9050 (2015), tem como base o “Desenho Universal”, sendo o conceito dele, propor uma arquitetura e um design mais centrados no ser humano, na sua diversidade e função. O desenho universal estabelece critérios para que as edificações, os ambientes internos, os ambientes urbanos, os produtos e mobiliários atendam a um maior número de usuários, independente das características físicas do indivíduo, das habilidades e/ou faixa etária, contribuindo com a biodiversidade humana e propiciando uma melhor ergonomia para todas as pessoas. Dentre os sete princípios do desenho universal estão:
I. uso equitativo: é a característica do ambiente ou elemento espacial que faz com que ele possa ser usado por diversas pessoas, independentemente de idade ou habilidade. Para ter o uso equitativo deve-se: propiciar o mesmo significado de uso para todos; eliminar uma possível segregação e estigmatização; promover o uso com privacidade, segurança e conforto, sem deixar de ser um ambiente atraente ao usuário
II. comunicação: é a que faz respeito em referência as possibilidades de troca de informações entre pessoas, independentemente de ter ou não o auxílio de meios de comunicação externos, e à aquisição de informações gerais através de suportes informativos. É primordial para este quesito os itens referentes a acústica dos ambientes, a presença de sinais, pictogramas complementando informações escritas; e os meios de tecnologia assistiva, como programas computacionais para surdos e cegos
III. deslocamento: que correspondem as condições de deslocamento são caracterizadas pela disposição de circulação de qualquer indivíduo de forma plena, ou seja, o mesmo poder se movimentar ao longo de percursos horizontais e verticais, além de, também, em ambientes internos como em salas, sanitários, saguões, e externos, como caminhos, pátios, jardins, etc., sem impedimentos baseados em barreiras físicas, de forma autônoma, segura e confortável.
IV. uso flexível: é a característica que faz com que o ambiente ou elemento espacial atenda a uma grande parte das preferências e habilidades das pessoas. Para tal, devem-se oferecer diferentes maneiras de uso, possibilitar o uso para destros e canhotos, facilitar a precisão e destreza do usuário e possibilitar o uso de pessoas com diferentes tempos de reação a estímulos
V. dimensão e espaço para aproximação e uso: essa característica diz que o ambiente ou elemento espacial deve ter dimensão e espaço apropriado para aproximação, alcance, manipulação e uso, independentemente de tamanho de corpo, postura e mobilidade do usuário. Desta forma, deve-se: implantar sinalização em elementos importantes e tornar confortavelmente alcançáveis todos os componentes para usuários sentados ou em pé, acomodar variações de mãos e empunhadura e, por último, implantar espaços adequados para uso de tecnologias assistivas ou assistentes pessoais
...