Publicidade, identidade e ideologia
Resenha: Publicidade, identidade e ideologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Camilasousa • 16/11/2013 • Resenha • 256 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
Resumo
Aula-tema 07: Publicidade , Identidade e Ideologia
No decorrer das aulas-tema desta disciplina, utilizamos um conceito fundamental a nossos estudos, porém nunca explicitado: a ideologia, concebida como um conjunto de ideias, tradições, princípios e mitos, sustentados por um indivíduo ou grupo social, de uma época, de uma sociedade. Essa concepção, ainda muito utilizada na atualidade, tem convivido com o aumento do uso da retórica, que, como vimos em aula-tema anterior, ganhou espaço na tecnocultura em vigência (CASTRO: 2001, p. 120).
A partir dos anos de 1960, as mensagens começaram a ser estudadas sob o ponto de vista do receptor. A partir daí se percebeu que a forma como entendemos uma mensagem interfere em seu conteúdo. Como foi visto anteriormente, todas as mensagens são textos com significado e estes significados apresentam uma ideologia, isto é, um conjunto de valores e ideias que induz a comportamentos e pensamentos.
Baseado nessa concepção, a identidade também é formada por pressupostos veiculados e admitidos como conhecimento estabelecido pelo senso comum. Por conseguinte, a identidade cultural de uma pessoa (de um grupo, de uma comunidade, de um país) é formada tanto pelo que pensa de si própria como pela imagem que outro tem dela. Um movimento social que pode ser interpretado segundo essa perspectiva é o feminismo.
Sabemos que, apesar dos grandes avanços alcançados pelo movimento feminista, que foi iniciado nos anos de 1960, ainda vivemos em uma sociedade regida por valores patriarcais, em que as mulheres são estimuladas desde a mais tenra infância a se tornarem donas de casa, como afirma Castro (2011, p. 104)
...