QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA ÁREA NOTARIAL
Pesquisas Acadêmicas: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA ÁREA NOTARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergiorgaspar • 9/6/2014 • 5.884 Palavras (24 Páginas) • 408 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, com a competição no mercado cada vez mais acirrada, que
com a globalização econômica fez com que grandes players mundiais briguem em
qualquer lugar do mundo, as empresas se viram obrigadas a mudar para se manter
no mercado.
Exige-se cada vez mais qualidade nos produtos, intensificando-se, assim, os
processos de reestruturação produtiva nas empresas.
Com isso, as empresas, por exigência do mercado interno e externo, buscam
a certificação da ISO, diante disto, a gestão da Qualidade passa a ser cada vez mais
atuante no mundo todo, e também aqui no Brasil.
As pressões que este mundo globalizado exerce sobre as organizações
acarretam mudanças que ocorrem não só no aspecto material ou tecnológico, mas
também em termos de capital humano
1.1 Definição do problema.
Nestes últimos anos nunca se viu ocorrer tantas mudanças com tamanha
velocidade, nos valores, na tecnologia, nas pessoas, no mercado, e, dessa forma
afetando as organizações. Tudo isso acaba criando um novo cenário organizacional
que visa cada vez mais a valorização do capital humano, aliado a uma busca na
melhoria da qualidade de vida, dentro e fora das organizações.
Por outro lado, num mercado cada vez mais competitivo que vivemos hoje,
temos um cenário de constante pressão sobre as empresas, exigindo-se que elas
ofereçam produtos ou serviços com padrões cada vez melhores. Com isso, as
empresas estão sendo obrigadas a investir em flexibilidade, inovação e em
Qualidade.
Tendo isso em vista, muitas empresas investem e envolvem recursos tendo
com preocupação única a auditoria para a certificação, ou recertificação,
preocupando-se em manter atualizados os documentos com registros e avaliações
exigidos pela norma.
O que acaba ocorrendo na prática, dentro dessas empresas, é um sistema
extremamente de Gestão da Qualidade, a fim de demonstrar que a empresa trabalha
com qualidade facilitando, dessa forma, as relações comerciais, mas que acaba
deixando um pouco de lado a sua Qualidade de Gestão..
O grande interesse de se estudar essa temática evidenciou-se através da vivência da autora desta monografia, como: estímulos estressantes no trabalho e a apresentação de sintomas de estresse em outros colaboradores. Esse interesse foi ainda estimulado pelos estudos das causas e conseqüências do estresse na disciplina Trabalho e Sociedade no Curso de Gestão de Pessoas ministrada pela Especialista Martha Andrade Mota Silveira.
Esses fatores vieram contribuir para um maior interesse em analisar o impacto do estresse no resultado final do trabalho.
Dessa forma, busca-se como objetivo geral desta monografia propor práticas de QVT específicas para trabalhadores de serviços notariais. Como aprofundamento para se encontrar resposta para esse objetivo geral optou-se: estudar as teorias, técnicas e escolas de pensamento de QVT; caracterizar o Cartório considerado para analisar a QVT; identificar fatores influenciadores da QVT no serviço notarial; apresentar propostas de intervenção de QVT para a empresa do segmento estudada.
A metodologia foi pautada num rastreamento teórico-bibliográfico com fontes diversificadas tais como: livros, revistas científicas, publicações na internet. Este aprofundamento teórico serviu de base para subsidiar um projeto de intervenção em um cartório na cidade do Recife aqui considerado como a empresa foco.
Numa revisão bibliográfica inicial encontrou-se teóricos e pesquisadores que vem abordando o tema com propriedade entre eles: Ana Cristina Limongi França a qual com a sua obra de “Qualidade de Vida no Trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial” esta publicação foi de grande importância por abordar desde as escolas pensamento até as perspectivas atuais de qualidade de vida no trabalho. Outra obra fundamental também de França ao mencionarmos os níveis de atuação da QVT foi Práticas de Recursos Humanos (PRH): conceitos, ferramentas e procedimentos.
Pôde-se contar com Idalberto Chiavenato no seu livro Recursos Humanos: o capital humano nas organizações, quando apresenta-se as questões relacionadas a higiene do trabalho, os fatores que deverão estar sendo sempre pontos de alerta para a organização constatar o bem-estar na instituição.
E, também com Jáder dos Reis Sampaio na sua obra “Qualidade de Vida no Trabalho e Psicologia Social” ao apresentar a transição de recursos humanos para pessoas. Outra contribuição foi encontrada em Antônio César Amaru Maximiano em “Introdução à Administração” colaborou para se compreender a evolução da administração e sobre qualidade total, mas numa concepção de também contemplar a qualidade de vida dos trabalhadores.
Finalmente para encerrar Antônio Carlos Gil, com o seu livro “Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais” nos trouxe uma nova conduta, os colaboradores como pessoas que contribuem para a empresa alavancando assim, os retornos esperados e estimulando a participação efetiva dos trabalhadores nos processos profissionais propiciando uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores.
A partir da realização deste projeto esperou-se colaborar com a empresa, de modo que a mesma possa pôr em prática os planos propostos, além de passar a executar uma nova visão no que se refere a forma de lhe dar com os seus colaboradores.
Ao se dar ênfase a problemas como Qualidade de Vida no Trabalho, Responsabilidade Social entre outros desejou-se ainda auxiliar outras empresas e profissionais de Gestão de Pessoas a buscarem manter os Cartórios como organizações
...