QUESTÕES SOBRE ESTERILIZAÇÃO
Monografias: QUESTÕES SOBRE ESTERILIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jokakito • 12/5/2014 • 904 Palavras (4 Páginas) • 437 Visualizações
1-Qual o conceito de esterilização?
R= Destruição completa ou remoção de todas as formas de vida (microrganismos, bactérias, fungos, vírus) existentes num determinado material.
2-Quais materiais e medicamentos devem ser esterilizados?
R= Materiais: Roupas, vidraria, material inoxidável, instrumental cirúrgico, gases vaselina e alguns cadarços. Matériais devidamente embalados aguardando a esterilização.
R= Medicamentos: Injetáveis, Soluções ,Pomadas; local onde é realizada a esterilização, onde é localizado os equipamentos como autoclaves, estufas.
3-Quais os métodos de esterilização existentes?
R= Métodos de esterilização
Métodos físicos- calor é a primeira escolha por que é mais simples e mais barato. Há dois tipos de calor: calor seco (o que aquece é o ar quente) - o ar quente do forno vai ser aquecido por uma chama, resistência; calor húmido: exemplo panela de pressão o ambiente fica rodeado por vapor de água. Temos é o vapor de água sob pressão; no laboratório usam-se as autoclaves.
Calor seco: no laboratório usam-se as estufas podem usar-se radiações (radiações ionizantes e, radiações não ionizantes não são muito utilizadas para esterilizar, mais para manter a esterilidade (asseguram) usam radiações ultravioletas.
Filtrações: filtros com poros extremamente pequenos de modo a reter os microrganismos; aplicável apenas nas soluções verdadeiras; neste método não há destruição dos microrganismos mas apenas remoção.
Métodos químicos de esterilização- Substâncias químicas no estado gasoso: são letais para o os microrganismos. Posteriormente o gás evapora não ficando assim a contaminar o produto, aplicável por exemplo para as substâncias termolábeis; no protoplasma das células existem enzimas que controlam as funções vitais dos microrganismos. Usam-se agentes desnaturantes de proteínas: calor e outros agentes físicos; compostos químicos.
Estes agentes tem como alvo as enzimas, impedindo que não haja reações metabólicas. Os microrganismos morrem por inativação das enzimas pelo calor húmido – que leva à desnaturação das enzimas; pelo calor seco – leva a processos de oxidação das proteínas que levam à desnaturação e inativação das enzimas;
As bactérias podem estar na forma vegetativa predominante quando um meio é favorável; forma de resistência esporos: são formas que permitem às bactérias sobreviver em condições adversas: estado quiescente; não se reproduzem não dispendem energia; o seu metabolismo é mínimo, apenas para permitir a viabilidade da bactéria.
4-O que deve ser feito para manter as condições assépticas?
R= O uso de antissépticos em áreas onde existem pacientes com maior risco de adquirir infecções hospitalares, como Centros de Tratamento Intensivos (CTIs) ou quando as mãos ficam grosseiramente contaminadas é preciso.
Deve-se fazer o uso de antssepticos a fim de evitar a contaminação do paciente, do operador e do sangue colhido.
5-Por quê o calor é o esterilizante mais usado? De que maneira ele age?
R= Porque É seguro, barato e não forma produtos tóxicos.
Age de maneira que Acima da temperatura ideal de crescimento, o calor vai promover a
desnaturação de proteínas estruturais e enzimas, levando a perda da
integridade celular e consequentemente a morte.
6-A resistência térmica dos microrganismos depende de quais fatores?
R= depende da temperatura do ambiente, PH, agua presente no produto.
7-O que é tempo térmico letal e ponto térmico letal?
As temperaturas que provocam a morte dos microrganismos, são denominadas de "Temperaturas Letais". Quando os microrganismos são submetidos a temperaturas letais e constantes, podemos observar uma redução no número de microrganismos sobreviventes. A quantidade de microrganismos presentes quando o alimento é submetido a diferentes tempos de aquecimentos a temperaturas constantes.
8-Quais
...