Quais são as "minorias"?
Tese: Quais são as "minorias"?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tayssasilva • 16/9/2014 • Tese • 469 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
18- O que são “minorias”?
Refere-se a mulheres, negros, idosos, crianças, pois quantitativamente formam a maioria. É que a palavra minoria não é usada em sentido quantitativo, mas qualitativo. Quando o pensamento político liberal definiu os que teriam direitos à cidadania, usou como critério a idéia de maioridade racional: seriam cidadãos aqueles que houvessem alcançado o pleno uso da razão, os que são independentes de outras para viver. Formam a minoria.
19- a sociedade democrática institui direitos pela abertura do campo social à criação reais, à ampliação de direitos existentes e à criação de novos direitos, o que confere a ela traços que a distinguem de todas as outras formas socais e política existentes no decurso da história. Que traços são esses?
1. A democracia é a única sociedade e o único regime político que considera o conflito legítimo. Não só trabalha politicamente os conflitos de necessidade e de interesses (disputas entre os partidos políticos e eleições de governantes pertencentes a partidos opostos), mas procura instituí-los como direitos e, como tais, exigem que sejam reconhecidos e respeitados. Mais do que isso. Na sociedade democrática, indivíduos e grupos organizam-se em associações, movimentos sociais e populares, classes se organizam em sindicatos e partidos, criando um contra-poder social que, direta ou indiretamente, limita o poder do Estado;
2. A democracia é a sociedade verdadeiramente histórica, isto é, aberta ao tempo, ao possível, às transformações e ao novo. Com efeito, pela criação de novos direitos e pela existência dos contra-poderes sociais, a sociedade democrática não está fixada numa forma para sempre determinada, ou seja, não cessa de trabalhar suas divisões e diferenças internas, de orientar-se pela possibilidade objetiva
(a liberdade) e de alterar-se pela própria práxis.
20- Que é privatização? E desregulação? Em que medida estes práticas afetam o modo de produção capitalista?
O abandono das políticas sociais chama-se privatização, e o do planejamento econômico, desregulação. Ambas significam: o capital é racional e pode, por si mesmo, resolver os problemas econômicos e sociais. Além disso, o desenvolvimento espantoso das novas tecnologias eletrônicas trouxe a velocidade da comunicação e da informação e a automação da produção e distribuição dos produtos.
21- Quais os efeitos do rápido desenvolvimento das recentes tecnologias eletrônicas da informação no mundo contemporâneo?
Essa mudança nas forças vem causando o desemprego em massa nos países de capitalismo avançado, movimentos racistas contra imigrantes e migrantes, exclusão social, política e cultural de grandes massas da população. Com a presença da tecnologia de ponta como força produtiva, o capital pode acumular-se e reproduzir-se excluindo cada vez mais as pessoas do mercado de trabalho e de consumo. Não precisa mais de grandes massas trabalhadoras e consumidoras, pode ampliar-se graças ao desemprego em massa e não precisa preocupar-se em garantir direitos econômicos e sociais aos trabalhadores porque não necessita seus trabalhos e serviços.
...