Minorias E Movimentos Sociais
Dissertações: Minorias E Movimentos Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatifbarros • 7/5/2014 • 543 Palavras (3 Páginas) • 608 Visualizações
As minorias, os movimentos sócias, sua relação e no que a Administração pode ajudar.
O mundo atual é muito padronizado, portanto o pesadelo de que todos seriam iguais deveria estar próximo de se realizar. Porém, em meio a tudo isso surgem grupos de pessoas diferenciadas, que defendem seus princípios e sua identidade, são as chamadas minorias.
O homem nunca aceitou bem a idéia de igualdade, que surgiu com o cristianismo, e por isso, foram surgindo as diferenças, desde as classes sócias, até os sexos, tons de pele, origens, etc. O socialismo queria acabar com isso, mas cada grupo que surgia queria mostrar ainda mais suas características.
Muitas pessoas acabam sendo discriminadas por suas diferenças, ou por mostrarem-nas demais, ou ainda, simplesmente porque algumas não as consideram ‘’iguais’’ e portanto inferiores. É aí que os grupos se unem e reivindicam em busca dos seus direitos em busca dos seus direitos.
Em alguns casos, a minoria é simplesmente quem se opõe a algo, mesmo que mais da metade de uma população, por exemplo. Então, a maioria começa a ser considerada normalidade, enquanto quem está fora dela, patológico à sociedade. Mas atualmente, mesmo estando em ‘’desvantagem’’, a minoria não se cala, busca denunciar o que a incomoda e está errado, e algumas vezes até tem conseguido mudar certos comportamentos sociais.
Hoje, é a força da ação política que torna as questões minoritárias ou majoritárias, portanto, uma minoria bem organizada consegue o que quer e muitas vezes se transforma em maioria. A tendência foi revertida e surgiu então a democracia participativa, que torna as coisas um pouco mais fáceis.
Os movimentos sociais ocorrem em todas as sociedades e são incontáveis. O conflito é um de seus elementos constitutivos, juntamente com as ações sociais.
Estes movimentos nos demonstram certo poder, principalmente para efetuar mudanças ou a conservação de algo. Mas também pode ter o objetivo de resistir ao novo ou prevenir sobre situações futuras. É uma ação coletiva de pessoas que tem situações de opressão em comum e objetivam superá-las. Querem conseguir autonomia.
Os movimentos sociais são constituídos por três elementos básicos:
O projeto, que significa a proposta de um movimento, seus objetivos e metas, e a estratégia para alcançar o sucesso.
A ideologia, ou seja, visão de mundo, o instrumento e o sentido de luta dos grupos sociais. Algumas vezes pode ser contraditória, mas não deixa de retratar a realidade.
E a organização, que pode estar ligada a uma pessoa ou organização específica ou ser coletiva. Esta valoriza os participantes e tarefas do grupo, e deve ser o mais democrática possível. Também pode haver alguns líderes específicos no grupo, mas o que realmente importa é a organização ser bem feita, pois assim como pode levar à vitória, pode levar ao prejuízo e derrota.
Desta maneira, podemos relacionar as minorias e os movimentos sociais da seguinte forma:
As minorias, na maioria das vezes, se sentem oprimidas por serem ‘’excluídas’’ da sociedade, então buscam através dos movimentos sociais, superar estas situações.
A administração
...