Qual é a qualidade? Como seu conceito mudou ao longo do tempo?
Tese: Qual é a qualidade? Como seu conceito mudou ao longo do tempo?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jussaravaleria • 5/11/2014 • Tese • 2.591 Palavras (11 Páginas) • 713 Visualizações
O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
O termo qualidade é bem conhecido e trata-se de uma palavra de domínio público e uso comum, levam-se em conta dois aspectos fundamentais: qualquer que seja a definição proposta para qualidade, espera-se que ela não contrarie a noção intuitiva que se tem sobre ela, isto é, o que já se sabe a respeito do assunto. E também, como a questão da qualidade faz parte do dia-a-dia das pessoas, não se pode identificar e delimitar seu significado com precisão.
Visando essa variabilidade, a ASQ (American Society for Quality) apresenta o seguinte conceito, “Qualidade – um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição. Em sua utilização técnica, a qualidade pode ter dois significados:
As características de um produto ou serviço, que dão suporte (ou sustentação), à sua habilidade em satisfazer requisitos específicos ou necessidades implícitas e; Um produto ou serviço livre de deficiência.
Neste contexto que se estruturam algumas definições da qualidade, sempre envolvendo a figura do cliente.
De acordo com a EOQC – Organização Europeia de Controle de Qualidade, Qualidade é a condição necessária de aptidão para o fim a que se destina,Juran e Gryna afirmam, “Qualidade é a adequação ao uso”
Segundo Jenkins,“Qualidade é o grau de ajuste de um produto à demanda que pretende satisfazer”
Para entender melhor a colocação de qualidade nas citações acima, explica-se a função da Gestão de Qualidade nelas.
Na primeira citação a função da Gestão de Qualidade é determinar como o produto ou o serviço melhor se ajusta à finalidade para a qual foi desenvolvido. Todas as atividades direcionam-se para o atendimento do cliente.
Temporais. Isto é, é uma noção estratégica, prioritária, essencial ao seu funcionamento.
Gestão de qualidade é, na verdade, um aperfeiçoamento da Gestão da produção.
2 - O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?
A qualidade tem existido desde os tempos em que os chefes tribais, reis e faraós governavam. Inspetores aceitavam ou rejeitavam os produtos se estes não cumpriam as especificações governamentais.
O movimento da qualidade tem contribuído de forma marcante até os dias atuais na obtenção das vantagens competitivas junto às empresas.
Segundo Feigenbaum (1994:20-22), a evolução da qualidade pode ser analisada sob várias etapas, conforme se ver a seguir: da Qualidade pelo Operador - Um trabalhador ou um grupo pequeno era responsável pela fabricação do produto por inteiro, permitindo que cada um controlasse a qualidade de seu serviço.
3- Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?
Na evolução histórica da administração com suas teorias que marcaram décadas de gerenciamento têm sido apresentadas por diversos olhares ou perspectivas. O olhar da administração, pelo da psicossociologia e pela perspectiva da qualidade, a evolução do movimento da qualidade vem buscando caracterizar ou enfatizar o lado humano da qualidade na visão de Mole (1999).
As contribuições teóricas dos chamados gurus (Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Ishikawa) da qualidade quanto às teorias administrativas do século XX e seus antecedentes históricos deixaram um legado muito importante para o movimento da qualidade total.
Ao apresentar as metodologias da qualidade, foi organizado de forma a apresentar ao leitor uma visão de síntese no que tange a qualidade total. Desta forma, será apresentada a seguinte ordem: evolução histórica mundial e no Brasil, conceituação, princípios, o papel do ser humano no programa de Qualidade e finalmente alguns fatores que podem levar ao sucesso a implantação de um programa de Qualidade.
4- Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar.
Na Gestão da Qualidade, a ISO 9000 estabelece oito princípios da qualidade. O respeito a estes fundamentos pode tornar nossa empresa vencedora, assim como a ausência deles pode criar sérias barreiras à competitividade.
1) Foco no Cliente
A organização depende dos clientes e, portanto, devemos atender as necessidades atuais e futuras dos clientes, os seus requisitos, e procurar exceder as suas expectativas.
2) Liderança
Os líderes estabelecem a unidade de propósitos e o rumo da empresa. Convém que criem e mantenham um ambiente interno no qual as pessoas se tornem engajadas na obtenção dos objetivos da organização.
3) Envolvimento das pessoas
As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização. O efetivo engajamento dessas pessoas permite a utilização das suas habilidades para o benefício da organização.
4) Abordagem de processos
Um desejado resultado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como processos – a transformação de entradas em saídas, com agregação de valor.
5) Abordagem do sistema para gerenciamento
Identificar, compreender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização para alcançar os seus objetivos.
6) Melhoria Contínua
A melhoria contínua do desempenho da organização é um objetivo permanente. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. As necessidades dos clientes evoluem sempre. Se a organização não melhorar seus processos e produtos, em algum momento o cliente ficará insatisfeito e deixará de ser fiel.
7) Abordagem com base em dados para a tomada de decisão
Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações. 8) Relações de fornecimento mutuamente proveitosas Uma organização e seus fornecedores são interdependentes; uma relação de benefícios mútuos.
Quadro 1 – Ciclo PDCA
Elementos O que Significa? Qual a finalidade?
Plan Planejamento Estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias)
...