Qualidade de Vida no Trabalho
Por: deusa30 • 17/5/2015 • Dissertação • 934 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
Segundo Vieira (2006), a idéia de trabalho foi mencionada pela primeira vez na Bíblia, quando Deus deu a Adão o encargo de cuidar do paraíso. Com base no autor a responsabilidade dada a Adão nos leva a entender que ele tinha uma rotina diária, e que havia um ambiente de trabalho prazeroso, ate que isso mudaria, a partir, de uma decisão infeliz, onde o que, antes era aprazível tornou-se um castigo, por causa de sua desobediência. Desde evolução do mundo surgirão outras formas de trabalho, a escravidão uma das formas mais desumanas que conhecemos, nos trás a memória a falta de humanismo da parte de seus donos para com seus colaboradores, o trabalho naquela época era tratado a ferro e fogo. Mas com o passar dos anos muita coisa mudaria, as cidades foram crescendo, desde então o trabalho passou a gerar lucro pra ambas as partes, antes o que era viável somente para o empregador passou a ser direito de todo aquele que exercia alguma função, como a costura e a carpintaria. Juntamente com o surgimento das profissões os riscos nas atividades desenvolvidas pelos trabalhadores tornam-se evidentes. Com isso, as prioridades foram mudando e a forma de enxergar as condições de trabalho também.
Qualidade de Vida no Trabalho – QVT surgiu na Inglaterra, no início da década de 1950, com o surgimento da abordagem sócio-técnica, na busca de oferecer melhores condições a classe trabalhadora a fim de minimizar os efeitos negativos do emprego para com a saúde e o bem esta geral dos colaboradores. Mas somente na década de 60 os lideres sindical, os cientistas, os empresários e governantes deram a devida importância ao movimento.
Segundo (Bosquetti, França e Veloso, 2005), no período das décadas de 1950 e 1960 o interesse na pesquisa em QVT teve um rápido crescimento no meio acadêmico, principalmente nos Estados Unidos. Esse período histórico coincide com o auge do fordismo, e paralelamente, tem início com maior força os movimentos de trabalhadores organizados que reivindicavam, entre outras coisas, melhores condições de trabalho.
Qualidade de vida no trabalho tornou-se uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações. Passou-se, a preocupar-se, com o bem estar dos trabalhadores, visando que o mesmo passa maior parte de seu tempo dentro de seu trabalho. Com isso propor um ambiente, seguro, prazeroso, motivacional e de suma importância para que se obtenham melhores resultados, mas não se deve pensar somente em resultados e lucros, pois, a fim de contas estão falando de um ser humano e não de uma maquina que tem por obrigação rende o tempo inteiro.
Rodrigues (2009) aponta para o fato de que o homem sempre 1buscou melhorias em sua qualidade de vida, inclusive no contexto do trabalho, procurando facilitar ou obter satisfação e bem estar para o trabalhador no exercício de sua atividade laboral.
Sendo assim, podemos observar a importância da implantação do programa de (QVT) dentro das organizações, pois um ambiente harmonioso gera mais comprometimento, prazer e satisfação em cumprir metas e na entrega de resultados. QVT esta meramente ligada à integração com seus superiores, com colegas de trabalho, a um ambiente participativo, a um crescimento e desenvolvimento pessoal entre outras coisas.
...