Qualidade sistemas logisticos
Por: c.alberto • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 524 Visualizações
Questão 01:
Em um processo de gestão da cadeia de suprimentos de forma sincrônica, existem alguns fatores de complexidade a serem considerados. Quais são?
Resp: Primeiro um dos principais deles, é a harmonia entre os controles dos parceiros envolvidos para garantir a execução das estratégias, por exemplo, “just in time”, outro fator importantíssimo é o espaço necessário para absorver eventuais desvios nas estratégias planejadas ( EDS – Estoque de Segurança ). A Localização das unidades fabris e dos fornecedores é considerada o principal fator de sucesso de uma gestão da cadeia de suprimentos sincronizada.
Questão 02:
Como a Globalização afetou o comportamento do consumidor e em que isso refletiu nas estratégias produtivas?
Resp: A facilidade de acesso a produtos e serviços das mais variadas localidades traz ao consumidor a possibilidade de escolher a melhor opção e a qualidade é a principal maneira de diferencia-los, como a livre concorrência faz a seleção natural entre as empresas concorrentes, o diferencial entre elas quase sempre tem haver com as estratégias ligadas à cadeia de suprimentos de modo a otimizar operações e baratear a produção.
Questão 03:
A aplicação local de uma estratégia global é possível? Se sim, quais as vantagens e quais as principais considerações a serem feitas para diferenciar de modo prático as ações locais das globais, mesmo considerando suas semelhanças?
Obs.: para facilitar o entendimento considere, por exemplo, o uso de estratégias como a terceirização.
Resp: É totalmente possível, a estratégia de global é perfeitamente aplicada a anos de maneira local, empresas multinacionais já fazem isso há muito tempo, oferecendo padrões de qualidade adaptáveis à exigências e culturas locais.
No caso da terceirização da força produtiva de uma montadora de automóveis a estratégia de desenvolvimento de produtos está sempre ligada a estratégias globais e a montagem dos produtos faz parte de estratégias locais ( com claras diferenciações de politicas de cargos e salários, e benefícios por exemplo ).
...