Questionário De Economia
Artigo: Questionário De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janaynapedro • 23/11/2013 • 2.039 Palavras (9 Páginas) • 1.390 Visualizações
Questionário de Economia
1. Defina produto, insumos e função de produção.
Produtos: é o resultado do processo de produção, é o bem especifico que vai para a venda no mercado são bens físicos, materiais e serviço, como transportes, atividades financeiras, comércio, etc.
Insumos ou fatores de produção: é a combinação dos fatores para o processo de produção do produto e dos serviços; mão de obra, bens intermediários, o uso de equipamentos, horas de trabalho, capital, etc.
Função de produção: é o conceito para avaliar a quantidade máxima de produto que deve ser produzida para uma dada quantidade de fatores produtivos e sua determinada tecnologia, isso se aplica a um produto ou a um serviço, a uma empresa, a um setor de atividade ou mesmo a toda uma economia.
2. Explique o significado da lei dos rendimentos decrescentes.
A lei dos rendimentos decrescentes é um fenômeno típico de curto prazo com pelo menos um insumo fixo. Quando é adicionado unidades adicionais de trabalho a produção aumenta mas a partir de um certo ponto a produção tende a decrescer, devido a utilização de fatores menos produtivos (eficientes) para atender uma procura crescente.
Pode - se afirmar que quanto mais unidades de insumos são utilizados , num dado período de tempo com quantidades fixas de outro insumo, mais o produto marginal do insumo variável passa a declinar, após um certo ponto.
3. Defina produto total, produto marginal e produto médio. Mostre as principais relações entre esses conceitos.
Produto Total: é quantidade total do que foi produzido em um determinado período de tempo.
Produto Médio: é a relação entre o nível do produto e a quantidade do fator de produção em determinado produto.
Produto Marginal: é a variação do produto, para uma variação de uma unidade na quantidade do fator, em determinado período de tempo.
4. Explique por que a maximização dos lucros ocorre no ponto em que a receita marginal se iguala ao custo marginal.
Se a empresa tem o custo marginal acima da receita, a tendência é que seus lucros marginais cheguem a zerar, fazendo com que o empresário diminua a produção, pois cada unidade adicional que deixa ser fabricada aumenta seus lucros.
Mas se a receita for maior que o custo, ela maximiza seus lucros e em longo prazo atraem novas empresas, aumentando assim a oferta do produto, havendo um acumulo de estoque e consequentemente diminuição na produção, podendo gerar desemprego e baixa nos preços, até chegarem ao equilíbrio, portanto a empresa fabricará a quantidade do produto quando a receita marginal for igual ao custo marginal para que seu lucro seja normal, porém total e em longo prazo.
5. Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira dos custos de produção.
Existem inúmeras diferenças entre a visão utilizada pelos economistas e a utilizada nas empresas por contadores e administradores.
Pode-se dizer que a visão económica é mais genérica, olhando mais para o mercado (ambiente externo das empresas) enquanto a visão contábil financeira, a principal preocupação é o detalhamento dos gastos da empresa especifica.
As principais diferenças estão nos custos de oportunidade e custos contábeis, extremidades, custos e despesas.
6. Explique as diferenças entre os conceitos de lucro contábil, lucro normal e lucro extraordinário.
Lucro Contábil é a diferença entre a receita e os lucros efetivamente incorridos, são os custos contábeis explícitos, vendas e custos consumidos.
Lucro econômico é a diferença entre a receita e o total dos custos contábeis e custos de oportunidade.
Lucro normal é o custo de oportunidade do capital, que seria o ganho alternativo que os proprietários ou acionistas auferiram se empregassem o capitalem outra atividade ou aplicação.
7. Conceitue Break - even point e diga qual o conceito de lucro é levado em consideração.
Representa o nível de produção em que a receita total é igual ao custo total (lucro total zero) e a partir do qual a empresa passa a gerar lucros, são levados em consideração o lucro contábil explicito que envolve desembolso financeiro.
Questionário capitulo 7
1. Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros
Um mercado concorrencial é aquele em que há um grande número de firmas, cada uma delas sendo suficientemente pequena de modo que não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, não afeta o preço de equilíbrio. Em um mercado de competição perfeita, temos as seguintes características:
1. Produtos são homogêneos, de modo que o consumidor não consegue diferenciar o produto das firmas;
2. Livre entrada de firmas;
3. Informação Perfeita: Não há informação privada, todas as informações relevantes sobre lucros, preços, etc. são conhecidas pelos participantes do mercado.
Neste mercado, a regra do empresário para maximizar o lucro é tomar o
preço como um dado e produzir até igualar o preço a seu custo marginal.
2. O que é lucro normal E lucro extraordinário
O lucro normal representa o custo de oportunidade da capital empregado na emprega, ou seja, quanto seria ganho em outra atividade ou aplicação alternativa. Lucro econômico ou extraordinário (ou ainda lucro extra) é o que empresa aufere, acima do lucro normal. Isto é, a diferença entre a receita total e o custo total, incluindo-se o lucro normal como um custo implícito (não desembolsado efetivamente pela empresa).
3. Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
No monopólio temos somente um produtor, que domina toda a oferta do produto e, portanto, depara-se
...