Economia. Nações Unidas na Rio + 20
Ensaio: Economia. Nações Unidas na Rio + 20. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniele.doi • 30/9/2014 • Ensaio • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 537 Visualizações
1 - A Rio+20 figura como um cenário-chave para o reordenamento discursivo e geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discute a consolidação dos mercados financeiros a partir da natureza, o maior controle empresarial dos recursos naturais e a legitimação do uso de novas tecnologias de alto risco, como nanotecnologia, biotecnologia, biologia sintética e geoengenharia. A Conferência das Nações Unidas Rio+20 tem especificamente como tema central a
(A) revisão do conceito de desemprego estrutural
(B) cooperação regional de economias emergentes
(C) metodologia europeia de unificação de moedas
(D) proposta inovadora de desarmamento planetário
(E) noção atualizada de desenvolvimento sustentável
2- Em 2011, um dos países da União Europeia (EU) passou a enfrentar um de seus momentos econômicos mais difíceis, com redução de salários, criação de novos tributos – como o imposto da solidariedade – e muitos assalariados trabalhando sem receber. Estima-se que, em decorrência desse momento, até 2015, 120 mil assalariados com mais de 53 anos devem deixar o emprego. Um programa de ajuda financeira foi, então, colocado em prática pela EU, liderado pela Alemanha, a fim de recuperar a situação do país em crise.
O país europeu que, ao longo de 2011 e 2012, vive a crise descrita é a
(A) Suécia
(B) Holanda
(C) Grécia
(D) França
(E) Finlândia
3- No final de outubro, o governo norte-americano tomou uma decisão surpreendente. Em um relatório recheado de elogios, o Departamento do Interior autorizou o retorno da empresa British Petroleum aos trabalhos de perfuração nas águas profundas do golfo do México.
A decisão estadunidense é considerada surpreendente porque foi tomada após o seguinte fato provocado, em abril de 2010, pela empresa mencionada:
(A) sonegação progressiva de impostos federais
(B) ameaça de abandonar suas atividades nos EUA
(C) fusão com grandes empresas do setor ambiental
(D) vazamento marítimo de óleo em larga escala
(E) demissão em massa de trabalhadores do setor Petroleiro.
4- O presidente norte-coreano Kim Jong-un comprometeu- se com negociadores estrangeiros a suspender o programa de enriquecimento de urânio, os testes nucleares e os lançamentos de mísseis de longa distância. Também consentiu a inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica que visitem os prédios onde há atividades nucleares.
Esse comprometimento norte-coreano tem como contrapartida estrangeira o recebimento de
(A) alimentos enviados pelos Estados Unidos
(B) armamentos convencionais cedidos por Israel
(C) commodities procedentes de países do Mercosul
(D) ajuda humanitária proveniente das Nações Unidas
(E) investimentos externos diretos oriundos da União Europeia
5- Em novembro de 2011, o governo da Grécia desistiu de convocar um referendo popular, cedendo à pressão dos líderes europeus preocupados como futuro do continente. Esse referendo popular decidiria sobre a(o)
a) Aliança estratégica com os países dos Bálcãs
b) Ajuda humanitária oferecida pelas Nações Unidas
c) Presença das forças militares da OTAN na Europa
d) Pacote de Socorro financeiro do resto da Europa
e) Efeito político da Primavera Árabe na economia grega
6- Visando ao desenvolvimento sustentável, um assunto se destaca: a interface das revoluções verde e azul, inspirado pela experiência histórica chinesa e caracterizado por uma combinação eficiente de piscicultura e de horticultura. No caso do Brasil, os igarapés amazônicos, o pantanal mato-grossense, os lagos de represa e as lagunas ao longo do litoral marítimo são ecossistemas nos quais devem se harmonizar os cinco “Ps”.
No texto, os cinco “Ps” referem-se à pesca, à piscicultura, aos portos, às praias e á
a) Extração de petróleo;
b) Prática da policultura;
c) Expansão da pecuária;
d) Fabricação de polímeros;
e) Produção de polpas vegetais.
7- O PIB zero no terceiro trimestre é
...