Questionário Economia
Pesquisas Acadêmicas: Questionário Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Izzy • 18/3/2014 • 1.198 Palavras (5 Páginas) • 6.259 Visualizações
Economia
1. A quantidade demandada de um produto qualquer é influenciada pelos fatores abaixo, exceto:
a) custo ou tecnologia de produção;
b) gosto ou preferência do consumidor;
c) nível de renda dos consumidores;
d) preço do produto considerado;
e) preço de produtos substitutos.
Resp. a) custo ou tecnologia de produção.
2. A quantidade ofertada de um produto qualquer é afetada pelos fatores abaixo, exceto:
a) preço dos produtos com técnica de produção semelhante;
b) renda dos consumidores;
c) preço do produto considerado;
d) custo ou tecnologia de produção.
Resp. b) renda dos consumidores.
3. Se o preço de um bem inferior subir significativamente e se observar que sua quantidade demandada aumenta, então podemos afirmar que neste cenário:
a) o efeito renda é maior que o efeito substituição.
b) o efeito substituição é maior que o efeito renda.
c) o efeito renda e o efeito substituição são negativos.
d) o efeito renda e o efeito substituição são positivos.
Resp. c) o efeito renda e o efeito substituição são negativos.
4. Segundo o economista brasileiro Gílson de Lima Garófalo, a microeconomia estuda a intenção dos indivíduos, com base em suas respectivas rendas, de se apropriarem de uma quantidade de bens que lhes propicie a maximização de suas satisfações, originando as procuras (individuais e agregadas) que se traduzirão em rendimentos para as empresas. Com base no exposto e considerando outros pressupostos gerais da microeconomia, julgue os itens a seguir.
A microeconomia se interessa pelo estudo dos agregados como a produção, o consumo e a renda da população como um todo.
C.Certo E.Errado
Justificar
Resp. E.Errado
Justificativa. Porque a microeconomia analisa a formação de preço no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.
5. (Cesgranrio) No caso da produção de álcool e açúcar, a partir da cana, um aumento do preço internacional do açúcar tende a:
a) diminuir a produção de açúcar.
b) diminuir a produção de álcool.
c) reduzir o lucro dos produtores de açúcar.
d) reduzir as compras de cana por parte das usinas.
e) aumentar os custos fixos dos produtores de açúcar
Resp. b) diminuir a produção de álcool.
6. (CESPE-UnB) – O problema econômico básico, cuja solução depende da forma como as economias estão organizadas, gira em torno dos problemas: escassez e escolha.
A esse respeito, julgar (explicar) os itens a seguir.
A.Em uma economia descentralizada, a preocupação maior dos diferentes agentes econômicos é gerenciar o funcionamento do sistema de preços para, assim, garantir o bom desempenho das economias de mercado.
Res. Falsa esta afirmação, porque o sistema econômico pode ser organizado de dois modos.
1º orientado e planejado pelo estado, neste caso é conduzido poder central o qual determina os objetivos, condução, formas do sistema econômico e alocação de recursos e incentivos.
2º Descentralizado e orientado pelo mercado, ou seja, o sistema descentralizado, no limite, é conduzido pelo mercado, não havendo qualquer ingerência pelo poder central.
Desta forma não faz sentido afirmar que em uma economia descentralizada, a preocupação maior dos diferentes agentes econômicos é gerenciar o funcionamento do sistema de preços para, assim, garantir o bom desempenho das economias de mercado.
B. O problema econômico de como produzir determinado bem, expresso pôr meio da função de produção, ocorre somente quando o processo produtivo exclui qualquer possibilidade de substituição entre os fatores de produção.
Resp. Falsa esta afimação, pois o empresário, ao decidir o que, como e quando produzir, com base na resposta do mercado consumidor, modificará a quantidade utilizada dos fatores, para com isso variar a quantidade produzida de produto.
7.(ESAF) - “A quantidade demandada de um bem aumenta quando o preço do mesmo diminui e, inversamente, diminui quando seu preço aumenta. Assim, a demanda de um bem parece responder à chamada ‘lei da demanda’, que diz que sempre que o preço de um bem aumenta (diminui) sua quantidade demandada diminui (aumenta).”
Embora o comportamento da grande maioria dos bens atenda à referida “lei da demanda”, acima mencionada, há exceções, são os chamados:
a) bens substitutos.
b) bens complementares.
c) bens de consumo.
d) bens normais.
e) bens inferiores.
Resp. d) bens normais
8. (ESAF) – O problema econômico de
...