Questionário Segurança Do Trabalho
Trabalho Universitário: Questionário Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vico • 3/12/2013 • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 1.508 Visualizações
Questionário – Segurança do Trabalho
1) Sobre responsabilidade penal e criminal em um acidente de trabalho responda:
a) Quais os profissionais da empresa poderão ser indiciados e
denunciados por homicídio culposo no caso de acidente de trabalho?
Gerentes, supervisores, encarregados, donos de empresa, profissionais do SESMT, entre outros.
b) A ocorrência de um acidente de trabalho pode gerar quais tipos de responsabilidade?
Independentemente do tipo que sejam, podem gerar consequências para a empresa, para o trabalhador e a sociedade. Para o trabalhador podem causar sofrimento físico, desamparo à família e incapacidade para o trabalho. Para a empresa podem sofrer com a perda de faturamento, gasto com serviços médicos e perda de tempo e produtos. Quanto à sociedade, podem existir impactos como: aumento de impostos e do custo de vida e perda de elementos produtivos.
c) Quem por ato ilícito causar dano a outrem fica obrigado a que?
Fica obrigado a repará-lo.
Independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
d) Defina culpa e dolo:
O dolo é quando se comete algo intencionalmente (homicídio ou lesão corporal por exemplo). A culpa é exatamente o contrário. Comete-se o fato ou o delito, porém não há a intenção de produzir o resultado.
2) Quanto ao SESMT responda:
a) Qual é o significado da sigla SESMT?
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
b) Quais são os profissionais que fazem parte do SESMT?
Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
c) O que é Segurança do Trabalho?
Conjuntos de medidas adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
d) O EPI é a melhor medida de controle dos riscos?
Não. O melhor é fazer um estudo de prevenção.
3) Cite e explique os quatro benefícios do INSS quando um funcionário ficar
Incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos:
• Auxílio-doença;
• Nos primeiros 15 dias do acidente, há interrupção do contrato de trabalho e é o empregador que paga o salário do acidentado. A partir do 16º dia, a Previdência é quem irá pagar ao trabalhador incapacitado.
• Auxílio-acidente;
O auxílio-acidente será concedido como indenização ao segurado quando após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.
• Aposentadoria por invalidez;
Quando o acidente do trabalho resultar em incapacidade do trabalhador e for insusceptível de reabilitação profissional para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, ele receberá o benefício da previdência enquanto permanecer nessa condição
• Pensão por morte e reabilitação profissional
Quando o acidente do trabalho resultar em incapacidade do trabalhador e for insusceptível de reabilitação profissional para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, ele receberá o benefício da previdência enquanto permanecer nessa condição.
4) Defina Equipamento de proteção coletiva (EPC) e cite três exemplos:
Diz respeito ao coletivo, devendo proteger todos os trabalhadores expostos
a determinado risco.
Exemplo:
Ventilação dos locais de trabalho, sinalização de segurança e extintores de incêndio.
5) O que é:
a) Acidente de trabalho
Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
b) Acidente de trajeto
Acidente de Trajeto é aquele ocorrido da residência para o trabalho, e do trabalho para a residência.
c) Doença profissional
É a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério da Previdência Social. Será obrigatória a notificação das doenças profissionais e das produzidas em virtude de condições especiais de trabalho, comprovadas ou objeto de suspeita, de conformidade com as instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho (artigo 169 da CLT).
d) Condição insegura
É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.
e) Ato inseguro
Ato inseguro é toda conduta ou comportamento, que gera de uma decisão desnecessária a ocorrências de acidentes.
...