Questionário administrações teorias
Tese: Questionário administrações teorias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oliveirafacu • 17/11/2013 • Tese • 1.260 Palavras (6 Páginas) • 305 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA – QUESTÕES AVALIATIVAS
Curso: Administração
Disciplina: Teorias da Administração Semestre: 2º Ano: 2011/2
Nome: Clebert Antônio Cássia
RA: 3326044387
Disciplina: Teorias da Administração
Nome do professor EaD:
Nome do tutor: Marlúcio
Tema 1
10. A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade. Mas, foi a partir da Revolução Industrial que a Teoria da Administração começou a ser formada pelos estudos em grandes empresas – grandes complexos possuidores de influência na economia. Debata sobre esse contexto, pesquise sobre os principais acontecimentos que favoreceram o surgimento das teorias da administração, procurando fazer uma análise crítica. Lembre-se de considerar o contexto predominante naquela época.
A revolução industrial começa em 1786 com a invenção da máquina a vapor por James Watt. Sua aplicação à produção fez com que surgisse uma nova concepção de trabalho que foi responsável pela modificação da estrutura comercial e social da época. O que provocou profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. É o período chamado de Revolução Industrial que iniciou-se na Inglaterra e alastrou-se por todo o mundo civilizado, e provocou a substituição do precário artesanato das oficinas preparando o caminho para as modernas indústrias. Na fase artesanal, o regime de produção é fundamentado no artesanato rudimentar feito nas pequenas oficinas e na mão de obra intensiva e não qualificada na agricultura. A fase da transição do artesanato à industrialização inicia-se na Era Industrial com a intensa industrialização e mecanização das oficinas e da agricultura. A nova fonte de energia é o carvão e o ferro e surgem novos maquinários como: a máquina de fiar, do tear hidráulico e mecânico, o aparecimento do descaroçador de algodão, a máquina a vapor e a aplicação de sua força motriz à produção provocando o aparecimento do sistema fabril. Na fase do desenvolvimento industrial destacam-se o aço e a eletricidade, o que provoca a substituição do ferro pelo aço como material industrial. O vapor é substituído pela eletricidade e derivados do petróleo como principais fontes de energia. O capitalismo industrial sede lugar ao capitalismo financeiro com o surgimento dos bancos, instituições financeiras e ampliação dos mercados. A fase do gigantismo industrial situa-se entre as duas Guerras Mundiais onde implementou-se a organização e a tecnologia avançada para fins bélicos. Esta fase compreende o período da Grande Depressão onde as empresas atingem proporções enormes atuando em operações de âmbito internacional e multinacional. Na fase moderna há uma nítida separação entre os países desenvolvidos, subdesenvolvidos e os em desenvolvimento. Há um grande desenvolvimento tecnológico e sua utilização para fins comerciais intensificando-se a partir de produtos e processos mais sofisticados. Surgem materiais básicos como o plástico, o alumínio, novas fibras têxteis e sintéticas, concreto protendido e novas fontes de energia. Assim, o mundo torna-se menor devido ao incrível desenvolvimento das comunicações, dos transportes e dos negócios em âmbito internacional. A fase da globalização, na década de 80, diante de desafios, ameaças, coações, dificuldades, contingências, restrições e adversidades para as organizações, o ambiente externo caracteriza-se pela complexidade e mutabilidade que as empresas não conseguem decifrar e interpretar adequadamente originando a incerteza das empresas ao que ocorre ao seu redor. Há uma acirrada concorrência entre as empresas que tem dificuldades em entender as reações do mercado e as ações dos concorrentes.
Tema 2 :
8. Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa ideia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial. O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar,
comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. (MAXIMIANO, A. C. A. “Teoria Geralda Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital”. 5.a ed, São Paulo: Atlas, 2005, pág. 75). Uma vez organizada a empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer. Suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial. Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol. (MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual Compacto para Cursos de Formação Tecnológica e Sequenciais. São Paulo: Atlas, 2004, pág. 50). De acordo com as considerações de Maximiano, pode-se afirmar que Fayol claramente dividiu quem “pensa” de quem “faz”. Explique essa afirmativa.
A
...