Questões De Bioquímica Básica
Monografias: Questões De Bioquímica Básica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: letosantos • 16/4/2014 • 923 Palavras (4 Páginas) • 392 Visualizações
15 QUESTÕES DE REVISÃO PREPARATÓRIA PARA A 1ª AVALIAÇÃO
1) Represente cada uma das funções orgânicas abaixo:
2) Explique porque a água é uma molécula polar, e não apolar. Explique também porquê ela é tão importante para os seres vivos.
Ela é polar porque forma dipolos devido à grande diferença de eletronegatividade entre o Oxigênio e o Hidrogênio, seus átomos constituintes.
É muito importante por funcionar como solvente universal, por permitir a difusão de substâncias polares, por participar de reações químicas de hidrólise e condensação, pelo seu alto calor específico, elevado ponto de fusão, ... entre outas propriedades fisico-químicas.
3) Dê a concentração de íons [H+] e classifique segundo a acidez as seguintes substâncias:
Suco gástrico: pH=2 ---- [H+] = 10-2 M/l
Água pura: pH=7 ---- [H+] = 10-7 M/l
Qboa: pH=12 ---- [H+] = 10-12 M/l
4) Defina uma solução tampão.
É a solução capaz de manter relativamente constante o pH de uma solução, mesmo quando são adicionados pequenas quantidades de ácido ou base. Deste modo devem ser, obrigatoriamente, substâncias capazes de reagirem com ions H+.
5) Descreva os mecanismos de tamponamento que ocorrem no sangue e no citoplasma das células.
No Sangue:
No Citoplasma:
Já as proteínas, principalmente aquelas ricas em histidina, participam do tamponamento tanto do sangue quanto do citoplasma.
6) Descreva a estrutura geral dos aminoácidos.
Os aminoácidos possuem um carbono central (denominado carbono alfa) ao qual está ligado um grupo amino, um grupo ácido carboxílico, um átomo de hidrogênio e um radical lateral que varia de acordo com o aminoácido.
7) Classifique os aminoácidos segundo a polaridade de sua cadeia lateral R, descrevendo as propriedades compartilhadas pelos aminoácidos do mesmo grupo.
• APOLARES
– Não formam pontes de hidrogênio
– Forma interações hidrofóbicas
– Sua cadeia lateral não funcionam como base nem ácido
• POLARES DESPROVIDAS DE CARGA
– Capazes de formar pontes de hidrogênio
– Porém sua cadeia lateral tb não funcionam como base nem ácido
• POLARES ÁCIDAS
– Capazes de formar pontes de hidrogênio
– Sua cadeia lateral apresenta um grupamento ácido (capaz de ceder prótons)
• POLARES BÁSICAS
– Capazes de formar pontes de hidrogênio
– Sua cadeia lateral apresenta um grupamento básico (capaz de receber prótons)
8) Explique como e onde se dá a formação da ligação peptídica, e a natureza desta ligação.
A ligação se dá através da ligação entre o grupamento amino de um aminoácido com o grupamento ácido carboxílico de outro. A ligação que se forma, denominada ligação peptídica, é de natureza covalente. Esta reação se dá no ribossomo.
9) Explique os quatro níveis de organização estrutural possíveis de uma proteína, citando as forças envolvidas na formação de cada uma.
• Organização primária:
- Sequência dos aminoácidos na proteína, da qual deriva todo o arranjo espacial da molécula.
• Organização secundária:
- Motivos tridimensionais de porções da cadeia principal, determinados por ligações de ponte de hidrogênio entre aminoácidos próximos entre si na seqüência primária da proteína.
• Organização terciária:
- Formada pelo arranjo tridimensional das estruturas secundárias, através de ligações de pontes de hidrogênio, interações hidrofóbicas, interações iônicas e pontes dissulfeto entre aminoácidos distantes entre si na cadeia primária da proteína.
• Organização quaternária:
- Formada pela interação entre duas ou mais cadeias polipeptídicas, ocorrendo apenas em proteínas oligoméricas. Também aqui podem estar envolvidas ligações de pontes de hidrogênio, interações hidrofóbicas,
...