A Autodesk adotou a Contratação Integrada de Projeto como metodologia para construção da sede da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) da Autodesk em Waltham, Massachusetts. Compare a metodologia adotada pela Autodesk e identifique as principais diferenças em relação ao Gerenciamento de Projetos tradicional. A Contratação Integrada de Projeto adotada pela Autodesk, possui uma forma menos rígida e mais flexível. Com um processo altamente colaborativo, integrando pessoas, sistemas, estruturas de negócios e práticas profissionais, a equipe trabalha em conjunto e de forma unificada. Com essa metodologia, é possível identificar as habilidades e percepções coletivas da equipe, assim como, otimizar os resultados, reduzir o desperdício e aumentar a eficiência em todas as fases do projeto. Essa metodologia é distinta pela colaboração altamente efetiva entre o cliente, o projetista e o responsável pela construção, desde o inicio do projeto até a entrega. Já a metodologia de Gerenciamento de Projetos Tradicional, não possui muita flexibilidade e trabalha de maneira mais hierárquica, operando de forma mais rígida, com o objetivo de que todas as etapas sejam executadas sequencialmente e exatamente da forma que foi planejada, focando no resultado final, sem abertura para novas implementações e mudanças durante o desenvolvimento do projeto. Projeto Tradicional | Contratação Integrada de Projeto | Equipe fragmentada, fortemente hierárquica, controlada; | Equipe integrada, reunida desde o inicio do processo, aberta e colaborativa; | Processo linear, segregado, informações acumuladas, retenção de conhecimento e experiência ; | Processo com contribuições iniciais de conhecimento e experiência, informações compartilhadas abertamente, confiança e respeito entre as partes interessadas; | Risco gerenciado individualmente, transferido na maior extensão possível; | Risco gerenciado coletivamente, compartilhado adequadamente; | Sistema de compensação/recompensa perseguido individualmente, esforço mínimo para retorno máximo; | Sistema de compensação/recompensa com sucesso da equipe atrelado ao sucesso do projeto, baseado em valor; | Comunicações/tecnologia, baseada em papel, bidimensional, analógico; | Comunicações/tecnologia, baseada digitalmente, virtual, modelagem de informação | Acordos com incentivo de esforço unilateral, alocação e transferência dos riscos, sem compartilhamento; | Acordos com incentivo de promover e apoiar o compartilhamento aberto e multilateral e colaborativo, e compartilhamento dos riscos; |
Questão 2 Um novo elemento, o design do Átrio, foi introduzido bastante tarde no projeto. Esta foi uma mudança substancial no escopo do projeto. Analise essa mudança de escopo de acordo com a tríplice restrição em projetos e identifique quais foram os efeitos disruptivos disso.
As variáveis que constituem a tríplice restrição em projetos são: o custo, o tempo e o escopo. Na metodologia de Contratação Integrada de Projeto, o tempo e o custo são fixos e o escopo torna-se variável, ou seja, a tríplice restrição torna-se mais flexível às mudanças de escopo, sendo possível avaliar e definir que tipo de escopo será entregue, dentro do custo e tempo pré-estabelecidos. Apesar da ideia de criar um Átrio, ter sido introduzida bastante tarde no projeto, a equipe conseguiu estudar o impacto no custo e no cronograma de forma rápida, atendendo de maneira abrangente a solicitação, apresentando as opções que seriam possíveis ser entregues, agregando assim maior valor (qualidade) ao projeto. Ou seja, a equipe foi capaz de executar as simulações necessárias, obter resultados mais rapidamente, ajudando a tomar decisões importantes prontamente, provocando um impacto de inovação disruptiva.
Questão 3 Na metodologia adotada na Contratação Integrada de Projeto como foi realizado o Gerenciamento de Riscos? Compare o método adotado com o gerenciamento de riscos tradicional da Gestão de Projetos, identificando vantagens e desvantagens do método adotado pela Autodesk.
Na Contratação Integrada de Projeto o risco foi gerenciado de forma compartilhada, facilitando o alinhamento das metas e interesses dos participantes, promovendo a colaboração e incentivando a equipe a alcançar o sucesso do projeto. Ao compartilhar o risco e gerenciá-lo coletivamente, o projeto torna-se menos arriscado, pois ao compreender que o problema de um integrante afeta diretamente o resultado de toda a equipe e do projeto como um todo, é provável que todos os integrantes unam forças para a resolução do problema. Nos métodos de entrega tradicionais, os riscos são gerenciados individualmente, em sua maioria baseados no conceito de alocação de riscos. Além de injusto, fazer com que uma parte assuma o risco é também ineficiente, pois esse tipo de gerenciamento prejudica toda a equipe e o projeto como um todo. No método adotado pela Autodesk, podemos citar como: Vantagens – o incentivo á diminuição e melhor gestão dos riscos; Incentivo a participação, a colaboração e a busca por melhores soluções;
Desvantagens – requer um ambiente de confiança e colaboração entre o proprietário e toda a equipe, para se obter sucesso; O proprietário precisa estar disposto a compartilhar os riscos e a assumir os riscos dos parceiros; Questão 4
A Autodesk desenvolveu um sistema inovador para evitar que o projeto ultrapassasse o orçamento. Foi adotado um sistema de compensação de 4 partes. Compare o sistema adotado pela Autodesk com o Gerenciamento de Custos tradicional da Gestão de Projetos e avalie se essa abordagem pode ser adotada em gerenciamento de projetos tradicionais.
No estudo de caso podemos observar que a Autodesk adotou um sistema de compensação de 4 partes foram eles: Custo alvo – US$ 10,2 milhões que foi determinado com base nos custos diretos do projeto Contingência – 5% dos custos diretos, que deveriam ser usados, caso o projeto ultrapassasse o orçamento Camada de compensação de incentivo – Incentivo financeiro para atingir e superar metas Bônus de qualidade – a partir da avaliação do projeto e da qualidade da construção o valor seria aumentado ou reduzido em até 20% do custo total do projeto
No Gerenciamento de Custos adotado pela Autodesk, todos os membros da equipe compartilham os riscos e as recompensas, sendo isso um forte incentivo para manter o custo agregado do projeto o mais baixo possível. Ou seja, o sucesso da equipe está ligado ao sucesso do projeto. Já no Gerenciamento de Custos tradicionais impõem-se uma separação estrita de funções onde incentiva as partes a se concentrarem em seus próprios interesses e em seus resultados individuais, em vez do melhor resultado possível do projeto. Avaliando o sistema adotado pela Autodesk, percebemos que seria dificil adotá-lo nos projetos tradicionais, pois seria necessário uma mudança na cultura da equipe, realinhamento estratégico nos papéis dos participantes, maior colaboração, confiança e transparência.
|
Questão 5 Na metodologia adotada na Contratação Integrada de Projeto foi adotada uma "Gestão Conjunta do projeto", baseada em um sistema de gerenciamento de projetos exclusivo usando três camadas ou três níveis de gestão. Descreva esses três níveis de gestão, suas respectivas responsabilidades e avalie os resultados obtidos à luz do ciclo de vida do projeto.
|
|