Questões Mercadológicas
Monografias: Questões Mercadológicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lelaruccia • 7/11/2013 • 2.408 Palavras (10 Páginas) • 282 Visualizações
PARTE II – ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MERCADO
CAPÍTULO 4
O que um plano de marketing contém?
Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as acções necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing, caso contrário este será de pouca utilidade.
Normalmente é composto das seguintes partes:
• Resumo executivo e sumário;
• Situação atual de marketing;
• Análise de oportunidades e questões;
• Objetivos;
• Programas de ação;
• Demonstrativo de resultados projetados;
• Implementação;
• Controles e Realimentação;
CAPÍTULO 5
Como a demanda pode ser avaliada e prevista de maneira mais precisa?
A previsão pode ser vista como o processo de desenvolver a visão mais provável de qual será o nível da demanda futura, assumido um conjunto de premissas sobre a tecnologia, o ambiente, a
competição, a evolução dos preços, o marketing e os esforços de vendas.
O uso de métodos e modelos analíticos para a previsão é necessário em várias situações. Por exemplo, eles são usados ao se analisar a evolução de fatores externos que afetam o desempenho das organizações como a inflação, a variação dos preços, o produto interno bruto, o tamanho e a divisão do mercado. Da mesma forma, a previsão permite analisar a variação dos volumes importados em comparação aos exportados ao longo do tempo, que por sua vez tem impacto na determinação do tamanho dos mercados em determinado período de tempo.
O planejamento da expansão (ou não) e o crescimento dos negócios devem se apoiar em estimativas das demandas futuras por serviços, produtos ou grupos de produtos. É sumamente importante antecipar informações sobre onde a capacidade instalada não atende à demanda (ou vice-versa) de forma a planejar a utilização do capital para expansões ou retrações da organização, assim como avaliar se o nível de demanda esperado irá compensar o investimento necessário para atuar em determinado ramo de negócio.
Quais são as principais tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais do macroambiente?
No Macroambiente é fundamental estudar o ambiente demográfico, o ambiente econômico, o ambiente natural, o ambiente tecnológico, o ambiente político/legal e o ambiente cultural.
Estas análises dos ambientes auxiliam o profissional de marketing a desenvolver suas estratégias de trabalho, garantindo o retorno de seus investimentos, gerando lucro para a empresa e respeitando os princípios da responsabilidade social, junto às comunidades e meio ambiente.
A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa.
CAPÍTULO 6
Como os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos influenciam o comportamento de compra do consumidor?
FATOR CULTURAL: Os valores culturais são intensos, portanto, através de uma compreensão cultural podemos melhorar a eficácia das vendas e a ascensão de produtos ao mercado. Assim sendo, os profissionais de marketing têm maior probabilidade de sucesso quando agradam aos valores culturais de grupos
FATOR SOCIAL: Uma das principais variáveis dos fatores sociais são os grupos de referência e os mesmos se dividem em primários (família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho), secundários (grupos religiosos e profissionais de classe), aspiração (grupos onde a pessoa espera pertencer) e dissociação (grupos com valores ou comportamentos que a pessoa rejeita). Dentre os grupos de referência, salienta-se que talvez o grupo familiar seja o mais importante determinante de comportamento do consumidor, devido à estreita e contínua interação entre os seus membros.
FATOR PESSOAL: Cada consumidor reage de forma distinta sob estímulos idênticos. A estrutura do conhecimento opinião ou crença, acerca do ambiente e de si próprios, leva os consumidores a agir cada um de maneira desigual. Pessoas originárias da mesma subcultura, classe social e ocupação podem ter diferentes estilos de vida, portanto, tipos de consumos diferentes. Ao profissional de marketing, exige-se, está atento as características de seus clientes para assertividade no ataque dos mesmos.
FATOR PSICOLÓGICO: As necessidades psicológicas surgem de estados de tensão psicológicos, como necessidades de reconhecimento, valor ou integração. Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança um determinado nível de intensidade. Um motivo é uma necessidade que é suficientemente importante para levar a pessoa a agir, a maneira como ela age é influenciada pela percepção que ela tem da situação.
Como o consumidor toma uma decisão de compra?
Os consumidores analisam primeiramente os atributos que o produto ofertado possui, nesta análise ocorre que os atributos de um produto percebidos como positivos podem ajudar a superar aqueles percebidos como negativos. Além disso, no processo de compra a maioria dos consumidores utiliza-se de regras simplificadoras no momento da escolha, já que dificilmente querem investir muito tempo e energia para avaliar marcas. No entanto, uma avaliação mais isolada dos atributos facilita a decisão de compra, mas também aumenta a probabilidade de a pessoa fazer uma escolha diferente do que se tivesse realizado uma avaliação mais detalhada. Portanto, no processo de compra o consumidor está constantemente tomando decisões tanto positivas quanto negativas em relação ao produto. Ou seja, a qualquer momento ele pode modificar, adiar ou rejeitar uma compra, visto que são diversas as variáreis de tomada de decisão de consumo. Assim, o consumidor irá procurar adquirir o produto que melhor corresponda suas expectativas,
...