Questões Para Revisão
Artigos Científicos: Questões Para Revisão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 7/1/2014 • 628 Palavras (3 Páginas) • 1.512 Visualizações
Questões Para Revisão Economia cap. 6
1. Defina: produto, insumos e função de produção.
R: Produto é o resultado do processo de transformação dos fatores adquiridos pela firma par criar bens e serviços a serem vendidos no mercado. Os insumos são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), capital, terra, utilizados neste processo, segundo uma dada tecnologia expressa pela função de produção, a qual nada mais é que a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção num dado período de tempo.
2. Explique o significado da Lei dos Rendimentos Decrescentes.
R: A Lei dos Rendimentos Decrescentes diz que, a elevação da utilização do insumo variável, mantendo constante a quantidade do insumo fixo, gera acréscimos cada vez menores na produção, chegando, depois de determinado acréscimo do fator variável, a um produto máximo e depois decrescendo.
3. Defina produto total, produto marginal e produto médio. Mostre as principais relações entre esses conceitos.
R: 1) Produto Total: É a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.
2) Produto Marginal: É a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator variável em questão.
3) Produto Médio: É o resultado do quociente da quantidade produzida pela quantidade utilizada desse fator.
A relação entre os conceitos é dada por: Produto Total = Pmen X N, Pmgn = [pic] , além disso, sabemos que se o Produto Médio for crescente, o Produto marginal também será crescente.
4. Explique por que a maximização dos lucros ocorre onde a receita marginal iguala o custo marginal.
R: Se a empresa tem o custo marginal acima da receita, a tendência é que seus lucros marginais cheguem a zerar, fazendo com que o empresário diminua a produção, pois cada unidade adicional que deixa ser fabricada aumenta seus lucros.
Mas se a receita for maior que o custo, ela maximiza seus lucros e a longo prazo atraem atrai novas empresas, aumentando assim a oferta do produto, havendo um acumulo de estoque e consequentemente diminuição na produção, podendo gerar desemprego e baixa nos preços, até chegarem ao equilíbrio, portanto a empresa fabricará a quantidade do produto quando a receita marginal for igual ao custo marginal para que seu lucro seja normal, porém total e a longo prazo.
5. Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira dos custos de produção.
R: Existem inúmeras diferenças entre a visão utilizada pelos economistas e a utilizada nas empresas por contadores e administradores. Pode-se dizer que a visão econômica é mais genérica, olhando mais para o mercado (ambiente externo das empresas) enquanto a visão contábil financeira, a principal preocupação é o detalhamento dos gastos da empresa especifica.
As principais diferenças estão nos custos de oportunidade e custos contábeis, extremidades, custos e despesas.
6. Explique as diferenças entre lucro contábil, lucro normal e lucro econômico.
R: Lucro Contábil é a diferença entre a receita e os lucros efetivamente incorridos, são os custos contábeis explícitos, vendas e custos consumidos.
Lucro econômico é a diferença entre a receita e o total dos custos contábeis e custos de oportunidade.
Lucro normal é o custo de oportunidade do capital, que seria o ganho alternativo que os proprietários ou acionistas auferiram se empregassem o capital em outra atividade ou aplicação.
7. Conceitue break-even point e diga qual conceito de lucro é levado em consideração.
R: Representa o nível de produção em que a receita total é igual ao custo total (lucro total zero) e a partir do qual a empresa passa a gerar lucros. Trata-se de um conceito mais utilizado pelas empresas e que não considera os custos de oportunidades, mas apenas são levados em consideração o lucro contábil explicito que envolve desembolso financeiro. Por essa razão, é pouco citado na literatura econômica, que sempre considera os custos de oportunidade.
...