Química Analítica
Exames: Química Analítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luciana123p • 10/3/2015 • 888 Palavras (4 Páginas) • 199 Visualizações
INTRODUÇÃO
A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de analises químicos que nos permitem determinar a composição da substancia ou da mistura. Pode ser dividida em química Quantitativa, a que estabelece a proporção entre os elementos e os íons, usando para isso a massa e o volume exato das substancias através das técnicas de gravimétrica e volumetria. E a química qualitativa que identifica os elemento ou íons de uma substancia.
A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material, no estado sólido, a ser analisado, em sua maioria um cristal, é aquecido através de uma fonte de calor (Bico de Bunsen) e pelo Postulado de Bohr, seu elétrons são excitados liberando assim luz, a coloração de cada luz é única de cada cátion. Outra maneira é a por via úmida onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e anions) são melhor quando realizado em via úmida.
Os cátions do grupo I(Prata, Chumbo e Mercúrio),ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.
O teste de chama é feito com uma amostra sólida, e é utilizado na identificação de elementos metálicos constituintes de sais, que são identificados pela cor que as chamas produzem. Quando os sólidos são aquecidos, eles passam para o estado gasoso e absorvem energia, e essa energia torna-se em seguida emissora de radiações visíveis, e essas radiações dão uma cor para a chama.
OBJETIVO
Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais e identificar os cátions por reações de precipitação.
MATERIAIS
* Cloreto de sódio (NaCl) ( Colocar os sais em vidro de relógio)
* Cloreto de potássio (KCl)
* Cloreto de bário (BaCl2)
* Cloreto de Estrôncio ( SrCl2)
* Sulfato de cobre (II) (CuSO4)
* Cloreto de cálcio (CaCl2)
* Ácido clorídrico concentrada HCl (tubo com rolha)
* Ácido Clorídrico 6M com conta gotas
* Hidróxido de amônio concentrado
* Ácido acético 6 mol/L
EQUIPAMENTOS
* Bico de Bunsen e fósforo
* Tripé e tela de aquecimento
* Pinça metálica
* Dois vidros de cobalto
* Pisseta de água
* Banho maria
* Centrífuga
* Estante com 6 tubos de ensaio que caibam na centrífuga
* Béquer de 50 ml
* Pipeta de 10 mL
* Pipeta de 5 Ml
PARTE I
PROCEDIMENTO
Foi colocado uma pequena porção de cada um dos sais num vidro de relógio, devidamente identificada. Aqueceu-se a argola metálica do fio no cone superior da chama do bico de Bunsen. Se apresentasse coloração é porque a argola estava suja. Quando sujo, foi mergulhado na solução de HCl concentrado, e levado de novo à chama. Havendo necessidade, foi repetido este procedimento até não haver mais coloração. Mergulhou-se a argola na amostra, "agarrando" assim a substância à argola.
Foi levado a argola à chama, observou-se e registrou-se a cor. Depois foi comparado as cores das chamas obtidas com as da tabela de referência. Colocou-se num vidro de relógio uma pequena porção da mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Observou-se a cor obtida e foi registrado.
PARTE II
PROCEDIMENTO
Procedimento para a Separação e Identificação dos cátions do grupo I. Foi colocado 10 ml gotas da solução de cátions em um tubo de ensaio e adicionado 10 gotas de HCl 6 mol/L;Agitou-se para formação de um precipitado branco.
Centrifugou-se. Verificou-sea precipitação completa pela adição de 1 gota de HCl 6 mol/L ao sobrenadante,adicionando mais HCl e centrifugando novamente;
Foi
...