Química Tecnologica
Trabalho Escolar: Química Tecnologica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelizebaptista • 31/3/2014 • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 1.028 Visualizações
1- Qual será a vida remanescente de um equipamento com espessura mínima de projeto igual a 10 mm, taxa de corrosão de 0,2 mm por ano devido ao produto armazenado e 0,05 mm devido a intempéries da região, em ambos os casos com corrosão uniforme, e espessura atual de 12 mm?
Vida remanescente = (esp. atual – esp. mínima) / (taxa de corrosão interna + taxa de corrosão externa), então: vida remanescente = (12 – 10) / (0,2 + 0,05) = 8 anos
Terá uma vida remanescente de 08 anos.
2- Em um dos textos disponibilizados para leitura diz “a armadura presente no interior do concreto, em meio alcalino está protegida da corrosão. Devido à presença de uma capa ou película protetora de caráter passivo, que envolve a armadura; é a chamada proteção química. A película passiva é a grande defesa da armadura e a garantia de que esta não sofrera corrosão (HELENE, 1993). Mas existem duas condições básicas na qual ela pode ser perdida, descaracterizando-a”. Quais são essas condições?
Presença de uma quantidade suficiente de íons cloreto; podem vir do meio externo e atingir a armadura por difusão, como podem já estar no interior do concreto devido á água de amassamento e/ou a agregados contaminados, ou então devido á presença de aditivos aceleradores de pega à base de cloreto de cálcio (CaCl2);
Diminuição da alcalinidade do concreto; principalmente isso pode se da devido ás reações de carbonatação ou devido á penetração de substancias acidas no concreto.
3- Por que erosão (apenas) não é considerada corrosão? Por que a erosão acelera um processo corrosivo?
A erosão remove partículas do material. Por um processo eminentemente físico, e não químico ou eletroquímico, que seriam necessários para caracterizar a corrosão. A erosão acelera um processo corrosivo por que a película produzida pela corrosão é removida pela erosão expondo a superfície a um novo desgaste corrosivo.
4- Qual é a diferença entre proteção anódica ou proteção catódica contra a corrosão? Explique a operação de cada processo.
Proteção catódica é uma forma de proteger o metal da corrosão, forçando-o a ser o cátodo, não o ânodo, de uma pilha eletroquímica. Geralmente se acopla o metal a outro, que possui um maior potencial de oxidação, assim, oxida-se mais facilmente. Um exemplo é a galvanização, onde o ferro é revestido por uma película de zinco que se oxida antes do ferro - ela é chamada de ânodo de sacrifício. Que poderia também ser acoplada através de um fio condutor, como as barras de magnésio ligadas aos emissários submarinos.
Proteção anódica é uma forma de inibir a reação anódica (oxidação do ferro). O procedimento mais comum é revestir a superfície do metal por uma camada de tinta ou de óxido protetor. O método atual consiste em oxidar a superfície do ferro com um sal de cromo, para formar o ferro, e cromo. Estes óxidos são impermeáveis a água e ao oxigênio, e a oxidação do ferro (reação anódica) torna-se impossível.
5- Explique por que a concentração dos reagentes tem influência na velocidade da reação química. Cite exemplos.
Para que uma reação se efetive é necessário que ocorram choques ou colisões eficazes entre os átomos dos reagentes. Quando a concentração aumenta ocorre uma maior quantidade de moléculas presentes no sistema em um mesmo espaço, o que acarretará em um aumento nas suas colisões em um mesmo intervala de tempo e, conseqüentemente, uma maior probabilidade de ocorrerem choques efetivos ou eficazes. Exemplos: quando colocado o zinco em uma solução diluída de ácido sulfúrico e em uma solução concentrada o zinco que está na solução concentrada de ácido sulfúrico reage muito mais rápido. Uma palha de aço queima de forma moderada quando está em contato com o ar. Isso ocorre porque é necessário gás oxigênio (O2) para que ela entre em combustão. No entanto, apenas 20% do ar são constituídos de moléculas de oxigênio. Já a palha de aço colocada em um frasco contendo gás oxigênio puro está queimando com uma velocidade muito maior, aumentando de 20% para 100%.
6- Quais as características de uma corrosão do tipo pontiforme?
Ocorre um desgaste localizado em formas de pontos com pequena extensão e razoável profundidade. A falha se inicia em pontos onde há defeitos de formação. É uma das formas mais destrutivas devido à pequena dimensão dos pites e por ser geralmente escondido por produtos de corrosão, torna difícil a sua detecção.
7- No experimento que fizemos no laboratório, o ferro
...