Réquiem para um sonho
Por: psicologo10 • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
RÉQUIEM PARA UM SONHO
Drogas: um tema que abrange diversas opiniões e é assunto a ser discutido em todo o mundo e em todas as fases da vida. O filme relata a vida de pessoas e o uso de drogas.
De inicio toda droga tem o seu lado “bom”, que são os sonhos, os prazeres, elevam a auto-estima etc. Mas será que podemos nomear a droga como algo “bom”? Momentaneamente SIM! É usada para preencher um vazio, a pessoa recorre a esse “antídoto” para curar- se. Ouve – se dizer que todo lado bom tem o seu lado ruim, e isso é mostrado a nós no filme.
Eis a lista de drogas (Relatos do filme)
Cocaína | heroína
Maconha
Anfetaminas
Televisão (sim, é uma droga!)
Uma questão interessante de se questionar é: As pessoas usam drogas porque tem depressão? Ou tem depressão devido ao uso das drogas?
É notável que a droga debilita o corpo e principalmente o psicológico do usuário, a dependência tem um poder muito forte, capaz de destruir a moral do individuo e da família ( desestabilizam – se, não sabem lidar com a situação na maioria das vezes).
Irônico, mas acontece: Um usuário de drogas sabe de todas as conseqüências e males, porém, em diálogos com outras pessoas, critica a droga. ““Não use, no futuro você vai se arrepender” “ cuidado a droga mata”. Engraçado! ( Filho conversa com sua mãe no filme , pede para ela não usar a tal da pílula).
“Voltando ao lado “bom” – dinheiro fácil, o tráfico de drogas está explicito em nossa sociedade, circulação de dinheiro, aumento de usuários, existe um preconceito por trás desse fato, nunca ouviram falar? “o rapaz ali ficou rico do nada, deve estar vendendo droga”, PRECONCEITO ! A droga trás dinheiro fácil, mas não devemos menosprezar o trabalhador. Nem tudo é perfeito, basta abrir os olhos e foi – se o fruto do tráfico.
Depois te perder todo o dinheiro, qual a saída? Gera um conflito entre o querer e o precisar (PROSTITUIÇÃO, relato do filme). Dinheiro, prostituição e eis que surge mais um “fruto” da droga: A VIOLENCIA!
Ao ler tantos fatos ruins sobre a droga, a palavra “boa” apresentada no inicio perde todo o sentido fica claro que prevalece o mal quando o assunto é droga. Exemplo levado para a nossa vida, muitas vezes os erros ficam mais claros que os acertos, precisamos de uma droga sim! A FELICIDADE.
REFLEXÃO: somos perecíveis, todos temos o nosso próprio código de barras, cada código é único (IDENTIDADE), ser você mesmo, levar apenas as influencias boas para a sua vida.
A moeda do futuro é a INFORMAÇÃO, por falta dessa tal moeda as pessoas partem para o caminho errado (Drogas, violência, prostituição).
[pic 1]
Reflexão: Réquiem para um sonho
Fernando Pedro Gusella
ARAÇATUBA 2015
...