REACTIVIDADE CONSERVATÓRIA
Projeto de pesquisa: REACTIVIDADE CONSERVATÓRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelchurch • 21/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.624 Palavras (7 Páginas) • 277 Visualizações
autor chama nossa atenção para o fato de que a perspectiva modernizadora se cristaliza enquanto visão de profissionalidade / sociedade nesse seminário, isso pode ser compreendido via o momento que víviamos , ou seja, de recrudescimento do regime militar.
No documento de Teresópolis o dado relevante é que a perspectiva modernizadora se afirma não só como concepção profissional geral, mas sobretudo como pauta interventiva.
Paulo Netto indica José Lucena Dantas como o ideólogo que mais produziu e mais influenciou a categoria profissional; sua construção teórica e prática profissional foram essenciais à cristalização dessa perspectiva no Brasil. Lucena Dantas defendeu uma tese – nesse encontro – de que a prática do Serviço necessitava desenvolver-se e adquirir um nível mínimo de cientificidade. Segundo ele, o método profissional do Serviço Social se constitui a partir de duas categorias básicas, à saber, o diagnóstico e a intervenção planejada.
José Paulo Netto ao analisar Dantas, conclui que as problemáticas ideológicas são escamoteadas, com o seu deslocamento para o terreno burocratizado da instrumentalidade técnico-profissional.
Em relação ao objeto de intervenção do Assistente Social, Lucena indicará serem as situações sociais-problemas advindas do processo de desenvolvimento. Há aqui, no dizer de José Paulo Netto, um redirecionamento da metodologia profissional tradicional ( caso, grupo, comunidade) em face às requisições tecnocráticas deste contexto histórico.
Paulo Netto chama-nos atenção para o fato de que “concepção científica da prática profissional” defendida por Lucena, “é efetivamente reduzida ao estabelecimento de conexões superficiais entre dados empíricos da vida social e à intervenção metódica sobre eles”. Na verdade, Netto diz que Lucena afirma ser “concepção científica do Serviço Social” nada mais é do que “uma pauta interventiva cujo andamento pode ser objeto de acompanhamento, vigilância e avaliação por parte das hierarquias institucional-organizacionais de corte tecnoburocrático”.
Seminário de Sumaré (1978) e do Alto da Boa Vista (1984): ocorre o deslocamento da perspectiva modernizadora. O deslocamento da importância da perspectiva modernizadora só pode ser entendida a partir da mudança no cenário sócio-político da sociedade brasileira a partir da segunda metade da década de 70, com o surgimento do movimento sindical no ABC Paulista, os movimentos grevista, o fim do bi-partidarismo, etc. (Arena e MDB).
No entanto, Paulo Netto adverte que não se pode assegurar que, a partir daí, ocorreu a supressão da perspectiva modernizadora dos quadros efetivos do Serviço Social no Brasil; o que se registra é o seu deslocamento da arena central do debate e da polêmica. Até hoje em nossa profissão é grande o número de assistentes sociais influenciadas por essa e/ou nenhuma perspectiva teórica (ativismo irrefletido).
O autor sublinha que esses dois seminários não tiveram a mesma repercussão que os outros dois anteriores; esse fato pode ser entendido a partir de dois aspectos: o primeiro de cunho conjuntural, (conforme abordado anteriormente) e o segundo dizendo respeito ao surgimento de outros organismos de expressão e representação da categoria profissional (dos segmentos que compunham a perspectiva “intenção de ruptura”), o que viria deslocar o CBCISS enquanto instituição que representava a categoria em seus seminários.
Fica claro, segundo Netto, quando se lê os documentos dos encontros, a defasagem e a pobreza teórica dos conteúdos. Estes estão absolutamente fora do compasso do movimento que se instaurava no Serviço Social que se caracterizava pelas produções dos mestrados e pelo nível de problematização operada no bojo do Serviço Social e de suas instâncias profissionais.
2ª ) REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO
Perspectiva assumida por parcela da categoria profissional que resiste ao processo de laicização, recusando o rompimento com o estatuto de subalternidade da profissão; mostra-se refratário às inovações trazidas pela perspectiva modernizadora. Repudia a vinculação positivista contida na primeira perspectiva e a influência do pensamento crítico-dialético contida na perspectiva “intenção de ruptura”.
Abraça a característica intimista da profissão, seus traços, microscópicos, condicionando sua intervenção a uma visão de mundo derivada do pensamento tradicional ( reclamam para si a inspiração fenomenológica).
Destaque à dimensão da subjetividade ( demanda que surge no meio profissional que se caracteriza por ser fortemente psicologizante ( ajuda psicossocial, compreensão).
Essa perspectiva do movimento de reconceituação pode ser remontada aos Seminários de Sumaré e Alto da Boa Vista (respectivamente 1978 e 1984) e se dá a partir da contribuição fundamental de Ana Augusta de Almeida em sua obra “Possibilidades e limites da teoria do Serviço Social”.
A crítica à herança positivista, em grande estilo, é uma tônica dessa literatura profissional “... ao tratar os fatos sociais como coisas, rejeitamos o que é da ordem das significações, das intencionalidades, das finalidades, dos valores, enfim, tudo aquilo que constitui a face interna da ação”.
Faz-se necessário – para essa perspectiva renovadora – que se desloque a explicação, ( própria dos paradigmas positivas e neopositivistas) pela compreensão, ao “pensamento causal ”quer substituir “um pensamento não-causal, o fenomenológico, cujo quadro de referência não é a explicação, mas a compreensão.
Paulo Netto sublinha que os valores que norteiam a prática profissional são cristãos; o Serviço Social é posto como uma intervenção que se inscreve rigorosamente nas fronteiras da ajuda psicossocial. O Serviço Social ... se propõe a um desenvolvimento da consciência reflexiva de pessoas a partir do movimento dialético entre o conhecimento do sujeito como “ser no Mundo” e o conhecimento do sujeito como “ser sobre o mundo” pág. 208).
Netto afirma que há nessa argumentação, uma dissolução das determinações de classe nos processos societários. O que ocorre na formatação dessa perspectiva é o regresso ao que há de mais tradicional e consagrado na herança conservadora da profissão: a recuperação de seus “valores universais” e a centralização nas dinâmicas individuais (pág. 216)
3ª) INTENÇÃO DE RUPTURA ( crítica sistemática ao desempenho tradicional do Serviço Social em seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos; apresenta um padrão de análise textual bastante produtivo ( após a derrocada da ditadura).
Por que
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