RECUPERACÃO DE ÁREA DEGRADADA
Por: Ciibas • 15/3/2017 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL (
RECUPERACÃO DE ÁREA DEGRADADA - NO CÓRREGO MATEUS ARAÇUAÍ MINAS GERAIS NA ÁREA DENTRODO CAMPUS ARAÇUAÍ DO IFNMG
ARAÇUAI – MG
2015
SUMÁRIO[pic 1]
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA
RESULTADOS ESPERADOS
DOCUMENTOS QUE DEVERÃO ACONPANHAR O PROJETO
VI-Croqui de acesso á propriedade
INTRODUÇÃO
No Córrego Mateus na área de Campos Araçuaí IFNMG, foi desenvolvido o trabalho de Recuperação dde Área Degradada. A escolha do local se deu diante, pois sendo uma área onde nos alunos do IFNMG temos o conhecimento sobre o local, fizemos um levantamento para recuperar o Córrego Mateus.
O Guia de Recuperação de Áreas Degradadas, publicado pela SABESP, (2003, p. 4) define degradação ambiental, como sendo “as modificações impostas pela sociedade aos ecossistemas naturais, alterando (degradando) as suas características físicas, químicas e biológicas, comprometendo, assim, a qualidade de vida dos seres humanos.”
Onde a à faixa ciliar, nas margens do Córrego Mateus deveria ter de cursos d’água e entorno de nascentes, têm largura variável, dependendo dalargura do rio, sendo no mínimo de 30 metros de cada margem em rios de até 10m de largura e 50m de raio ao redor de nascentes.
[pic 2]
Córrego Mateus
METODOLOGIA A SER EMPREGADA
Tendo em vista que o objetivo deste trabalho é promover um Projeto Recuperação da Área Degradada do Entorno do Córrego Mateus, devem levar em consideração durante a sua produção a legislação brasileira. Dessa forma tem se o Novo Código Florestal Brasileiro como o principal documento de referência bibliográfico.
RESULTADOS ESPERADOS
A restauração de áreas degradadas tem como objetivo central reparar, prevenir perdas de biodiversidade e de processos ecológicos, que estando em desequilíbrio pode influenciar diretamente o bem-estar das pessoas.
As Matas Ciliares apresentam um conjunto de funções ecológicas extremamente relevantes para a qualidade de vida, sendo fundamentais para a conservação da diversidade de animais e plantas nativas da região, terrestres ou aquáticos. É perceptível a influencia das matas ciliares na qualidade da água, na regulação do regime hídrico, na estabilização de margens do rio, na redução do assoreamento da calha do rio que são influenciadas pelas inundações, pelo aporte de nutrientes e pelos ecossistemas aquáticos que elas margeiam.
DOCUMENTOS QUE DEVERÃO ACONPANHAR O PROJETO
IV-Croqui de acesso á propriedade.
[pic 3]
...