RECURSOS HUMANOS
Artigos Científicos: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Saritazinha01 • 25/11/2013 • 9.186 Palavras (37 Páginas) • 231 Visualizações
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
MBA EM FORMAÇÃO DE CONSULTORES ORGANIZACIONAIS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Consultoria PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
São Luís
2007
Consultoria para Elaboração do Plano de Cargos e Salários
Cliente
Agro Pecuária e Industrial Serra Grande
| |
SUMÁRIO
RESUMO EXECUTIVO DO SERVIÇO DE CONSULTORIA 1
INTRODUÇÃO 4
PARTE I – EMBASAMENTO TEÓRICO
1. PERSPECTIVA HISTÓRICO-EVOLUTIVA DAS ORGANIZAÇÕES – SITUANDO O CONSULTOR E A ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS 7
1.1. A ERA INDUSTRIAL. 7
1.2. A ERA PÓS-INDUSTRIAL 17
2. ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS 22
PARTE II – A PROPOSTA DE CONSULTORIA
1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA CLIENTE 30
2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA DE CONSULTORIA 32
3. OBJETO DA PROPOSTA 35
PARTE III – PLANO DE TRABALHO
1. METODOLOGIA 43
1.1. ANÁLISE DIAGNÓSTICA 43
1.2. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 44
1.3. DESCRIÇÃO DE CARGOS 46
1.4. PESQUISA SALARIAL 50
1.5. ELABORAÇÃO DA POLÍTICA SALARIAL 56
CONSIDERAÇÕES FINAIS 61
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 62
ANEXOS
Resumo Executivo do Serviço de Consultoria
1. Título
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO – Concepção, Desenho e Implantação
na Empresa Agropecuária e Industrial Serra Grande – AGRO SERRA.
2. Empresa executora
People Gestão Organizacional Ltda
3. Responsável pelo Projeto
Maria Arlinda Reis de Marques Freitas
4. Público-alvo
Todos os empregados da organização, em especial: Gerentes, supervisores, encarregados, especialistas, técnicos e formadores de opinião.
5. Beneficiários
Todos os empregados.
6. Justificativa
A empresa-cliente identificou a necessidade de se encaminhar soluções a problemas de ordem da legal-trabalhista e de clima organizacional de insatisfação, o qual se caracteriza, sobretudo, pelo alto turn-over e baixo índice de compromisso e produtividade dos empregados.
Verificou-se que até então a empresa é focada em processos produtivos, em tudo que seja tangível, com resultados mensuráveis, sejam produtivos, financeiros e lucrativos. Noutras palavras, foco no core business.
Recentemente reconheceram as limitações desta abordagem, e decidiram investir no capital intelectual, começando por adequar a sua estrutura de cargos e salários a uma justa política de remuneração.
7. Identificação do Problema
Por meio dos primeiros contatos reconheceu-se que havia alto índice de insatisfação do corpo funcional quanto à política de remuneração da empresa – caracterizada pela ausência de uma política definida e justa –, situação esta que se agravou quando, há um ano, para suprir a necessidade de regularização quanto à jornada de trabalho, foi necessária a contratação de maior números de pessoas e diminuição de horas extras recebidas de forma irregular e sem limites, ação que ocorreu sem preceder de um adequado planejamento.
Além disso, observou-se “jogo de poder” entre gestores e colaboradores, visualizados, inclusive na estrutura de salários, que não obedece a critérios justificáveis.
Tudo isso resultando num clima organizacional de insatisfação visivelmente acentuada, que perpassam, contudo, outros fatores que precisam de ser identificados e administrados pela organização.
8. Objetivos
O principal objetivo deste trabalho de consultoria é, então, gerar o aumento da produtividade e da atratividade da empresa no mercado pela melhoria do grau de satisfação dos seus funcionários e do clima organizacional, via implantação de uma política de remuneração que seja justa e adequada à sua realidade.
Além disso, objetiva-se um equilíbrio interno e externo na política de remuneração; redução dos custos com rotatividade e redução do número de reclamações trabalhistas.
9. Atividades
A fim de alcançar os objetivos propostos no diagnóstico, optou-se pelo seguinte caminho:
(1) Realizar um estudo quantitativo e qualitativo, visando confirmar por meio de pesquisa o entendimento que os colaboradores possuem acerca da política de remuneração da empresa e o seu grau de importância no conjunto dos fatores considerados insatisfatórios;
(2)
...