RECURSOS HUMANOS
Projeto de pesquisa: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ritinhah • 26/3/2014 • Projeto de pesquisa • 9.169 Palavras (37 Páginas) • 338 Visualizações
NOME: ALINE DA SILVA FERREIRA RA: 407232
NOME: DIEDRE ROCHA COSTANDRADE RA: 426855
NOME: ISABELA BATISTA PESSOA BASTOS RA: 422030
NOME: JOSIEL MARREIROS PEREIRA RA: 422214
NOME: TALITA MARQUES DE FREITAS RA: 414461
RECURSOS HUMANOS
PROFESSOR EAD. Profª. Msc. KAREN GRUBERT ROJAS
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: Prof. Esp. GIVALDO BATISTA MEDEIROS
PROFESSOR-TUTOR EAD: RENATA NATES
BRASÍLIA/DF
2013
RECURSOS HUMANOS
1º SEMESTRE
RECURSOS HUMANOS
Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da disciplina COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL para a obtenção e atribuição de nota.
BRASÍLIA/DF
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 5
1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5
1.1 – CONCEITO 5
1.2 – SISTEMAS ABERTOS X FECHADOS 6
CAPÍTULO 2 6
2. MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 6
2.1 – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 6
2.1.1 – CONCEITO 6
2.2 – ANÁLISE DA PESQUISA 7
2.3 – EFEITOS DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES 7
CAPÍTULO 3 8
3. TRABALHO EM EQUIPE 8
3.1 – CONCEITO 8
3.2 – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE 8
3.3 – ESTILOS DE ATUAÇÃO DE UMA EQUIPE 8
3.4 – RELEVÂNCIA DA LIDERANÇA PARA AS ORGANIZAÇÕES 10
3.5 – FATORES QUE GERAM O FRACASSO NA LIDERANÇA 10
CAPÍTULO 4 11
4. DEFININDO EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 11
4.1 – PERCEPÇÃO 12
4.2 – COMUNICAÇÃO 12
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
6. REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
“A confiança é o lastro a todo comportamento moral e ético manifesto nas inter-relações humanas.” ( Maria Aparecida Giacomini Dóro ).
A qualidade nos serviços e o alto desempenho das organizações esta sendo um motivo de preocupação por parte dos seus gestores, junto com a crescente preocupação em dar resposta às necessidades dos clientes. E para o sucesso das organizações na medida em que permite aos profissionais organizar e a atuar de forma a se adaptarem a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos é fundamental compreender todo o ambiente envolvente das organizações. A compreensão do comportamento dos colaborados das organizações, seja em grupo ou individual, constitui umas das bases fundamentais para que o gestor proporcione melhores condições e contribua para o sucesso das mesmas.
No decorrer deste trabalho iremos entrar a fundo no campo de estudo do comportamento organizacional. Dentro deste estudo identificaremos o conceito de CO, os aspectos que afetam o comportamento das pessoas no seu local de trabalho, a inovação tecnológica dentro de uma organização, no que a percepção e a comunicação podem ajudar no crescimento de uma empresa, as atuações de uma equipe, e as definições de eficiência e eficácia (pois é através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso); e veremos entre outros componentes desse campo de estudos.
CAPÍTULO 1
1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.1 – CONCEITO
Comportamento organizacional trata-se de uma área da Administração, que engloba conceitos de psicologia e sociologia entre outras disciplinas. Consiste no estudo sistemático dos indivíduos e de seus impactos no ambiente das organizações. Com a finalidade de aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa; a melhoria das habilidades humanas, como motivação, liderança e satisfação com trabalho; administrar a diversidade da força de trabalho, este diz respeito à raça, etnia e sexo dos participantes; fortalecer as pessoas ( emporwement ); estimular a inovação e a mudança; lidar com a temporariedade; ajudar os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e melhorar o comportamento ético.
No Comportamento Organizacional, existem cinco principais variáveis que são: estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.
• Estrutura: Uma maneira das empresas desenvolverem suas atividades. Ela pode ser formal, estrutura planejada, tem o controle da direção fazendo com que tenho um bom crescimento dependendo da organização, e informal, estrutura que tem certa dificuldade de ter conhecimentos da chefia, dificuldades com o controle e desentendimentos entre as pessoas.
• Clima e cultura organizacional: O clima organizacional é o reflexo da cultura organizacional. É ter influências de comportamentos dos indivíduos em ter bom desempenho, motivação
...