RECURSOS HUMANOS
Dissertações: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/4/2014 • 499 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
ASSUNTO: AMBIENTE ORGANIZACIONAL INTERNO E EXTERNO
ALUNO:
ALESSANDRA CORRÊA 201202271197
DANUBIA FORO DA SILVA 201102054968
GABRIELLE CAMPOS ARAÚJO 201201658586
GEUSILENE BARBOSA SOARES 201201390621
IZABELLA SACRAMENTO 201201130875
RAQUEL DE ALMEIDA ROCHA 201301752487
ROSILENE SIROTHEAU SANTOS 201201130671
THAMIRES SANTOS DA CRUZ 201201130786
Introdução
O ambiente organizacional, em todos os seus níveis, é de fundamental importância para a formação de uma base de conhecimento que permitirá ao gestor lidar com os problemas de sua organização. É necessário que o gestor amplie seu campo de visão para que se tenha a percepção do que acontece no entorno que age direta ou indiretamente sobre a organização. É preciso notar que a linha entre o ambiente interno e o ambiente externo desapareceu. Há uma interação constante e muito expressiva entre os dois ambientes, pois um influenciará no outro.
Desenvolvimento
Ambiente organizacional é uma entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e deliberadamente estruturada e organizada para atingir um objetivo comum. Quando dizemos que é uma entidade social deliberadamente estruturada queremos dizer que as tarefas são divididas entre seus membros e a responsabilidade e a responsabilidade pelo seu desempenho é atribuída a cada membro da organização.
A ideia básica de ambiente organizacional pode ser resumida como sendo tudo o que envolve uma dada organização, interna ou externamente. Para os estruturalistas o ambiente organizacional é constituído por organizações que formam a sociedade. A interação entre a organização e o ambiente torna-se fundamental para compreensão do estruturalismo, ou seja, os estruturalistas fazem uma análise interorganizacional a qual, está voltada para as relações externas entre uma organização e outras organizações no ambiente.
Ambiente organizacional interno é composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas. Influenciam a adequação da empresa no ambiente externo e consequentemente ao desempenho da organizacional. É o ambiente interno que marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere aos pontos fortes e fracos particulares de uma organização, esses pontos fracos e fortes podem estar localizados em diferentes áreas internas da organização.
Ambiente organizacional externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. O ambiente externo pode ser dividido em dois substratos: o ambiente contextual e o ambiente operacional.
O ambiente contextual inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem da ação dela, tais como: fatores econômicos, políticos-legais, socioculturais, demográficos ou tecnológicos.
O ambiente operacional é diretamente relevante para o alcance dos objetivos da organização, ele é composto pelos fornecedores, clientes, empresas competidoras, agências governamentais. Esses fatores afetam a organização diretamente.
Conclusão
O papel do administrador como interpretador, avaliador e equalizador das interações complexas estabelecidas entre os ambientes interno e externo da organização está cada vez mais evidente, as mudanças devido o tempo fez com que as organizações não se preocupem somente com o ambiente externo e sim também com o ambiente interno, pois observaram que este ambiente e tão importante quando o externo.
Bibliografia
livro Administração nos novos tempos; autor Idalberto Chiavenato
Internet
http://www.ichs.ufop.br/conifes/anais/OGT/ogt0903.htm
http://pt.slideshare.net/GabrielFaustino/adm-o-ambi
...