RECURSOS HUMANOS
Artigos Científicos: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALSUELI • 6/6/2014 • 373 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
RESUMO
O profissional de DP na evolução histórica do RH e seu perfil atual
A existência do profissional de departamento pessoal, confunde-se com a origem da área de Recursos Humanos. A administração de RH evoluiu de forma que agregou muitas outras atividades, modo que hoje, esse departamento é citado por muitos autores como simplesmente uma área de pagamento. Para esclarecer melhor a evolução do DP em RH Estratégico, podemos observar de uma forma resumida fases importantes de do desenvolvimento da Gestão de Pessoas como Departamento Pessoal sendo que as atividades de pessoal eram executadas por um contador e se resumiam à admissão, ao pagamento e à demissão. As leis não existiam e predominava o poder do empregador. Com o tempo, passou-se a exigir dos empregados algumas referências de trabalhos anteriores, alguma documentação, alguma habilitação.Quanto a Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano, passou a existir a figura do "Chefe de Pessoal". Dele esperava-se o conhecimento da legislação trabalhista, pois mantinha atualizados os registros, os quadros e as relações exigidas por lei, visando evitar problemas para o empregador. Na terceira fase o Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas o foco do RH passou a ser o caráter estratégico. Os planos estratégicos dos vários processos de gestão de Recursos Humanos seriam derivados das estratégias corporativas da empresa. E na quarta fase a Gestão de Pessoas como Vantagem Competitiva a área de RH passa a fazer referência à questão da competitividade e da agregação de valor para o negócio e os clientes.
Portanto, o profissional de DP passa a ter um papel secundário nas grandes empresas que passam a administrar o RH como estratégico. Contudo, nas micros e pequenas empresas, o DP ainda possui papel de fundamental importância, pois continua sendo o "RH". Ainda assim de qualquer modo, independente do porte da empresa e do papel de RH na organização, onde o profissional de DP está inserido, os processos para obter um departamento pessoal competitivo, com a pretensão de não ser apenas um "centro de custo" da organização, e sim, um "centro de resultados". Os profissionais do DP devem preparar-se para exercer uma função de orientar as demais áreas da empresa quanto ao correto cumprimento da legislação trabalhista e da previdenciária, acompanhando o seu cumprimento.
...