REGULAMENTAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Tese: REGULAMENTAÇÃO E CONTROLE SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaopgarcia • 7/7/2013 • Tese • 342 Palavras (2 Páginas) • 659 Visualizações
ATIVIDADE DE AUTO DESENVOLVIMENTO
AULA TEMA 05
REGULAMENTAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
ANHANGUERA - UNIDADE 1
NOME: JOÃO PAULO GOMES GARCIA
RA: 1158376511
07 DE JULHO DE 2013, CAMPO GRANDE – MS
PASSOS 01, 02 e 03.
Passo 1: Considere a afirmação feita por Reinaldo Dias: "O domínio que o indivíduo exerce sobre si mesmo é a forma de coerção social mais eficiente." (DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010, p. 144).
Passo 2: Reflita a respeito do fato de que autor faz esta colocação para associar a questão do controle social à socialização do indivíduo.
Passo 3: Desenvolva um texto, de no máximo vinte linhas, que analise o modo como a socialização do indivíduo é responsável pela interiorização de valores, normas e culturas sociais. Destaque, por fim, como este processo faz com que o indivíduo exerça o controle social sobre si mesmo.
A vida em sociedade faz com que o indivíduo permaneça constantemente vigilante quanto aos seus comportamentos e atos diários. Quando se faz algo não aceito ou tolerado por outros indivíduos, corre-se o risco de ser repreendido.
O grupo social exerce sobre seus membros um controle para que estes não se desviem das normas aceitas. Tal controle é quase imperceptível e, por outro lado, os próprios indivíduos acabam por se autocontrolar, ao internalizar os padrões normativos sociais. Em toda sociedade encontram-se os chamados valores sociais, sendo estes variáveis de acordo com as sociedades e suas culturas, e até mesmo dentro de uma mesma sociedade quando se consideram os grupos, camadas e classes sociais que a compõem.
Os valores se organizam então em um "ideal" que a sociedade impõe a seus membros, que orienta os pensamentos e os atos dos indivíduos. À medida que os valores se transformam em normas e costumes, passam a assegurar a regulamentação da vida dos indivíduos e dos grupos de uma sociedade. Associa-se este tipo de controle ao funcionamento das sociedades, isto é, acredita-se que a vida em sociedade não seria possível se não houvesse mecanismos de controle sobre os indivíduos que nela se encontram, pois assim imperaria a desordem nas relações entre indivíduos e grupos sociais.
...