RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I CAPS AD
Por: enduro • 3/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 7.818 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
JULLY ANNE RIBAS – RA – 399473
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CAPS AD
ITATIBA - 2014
ACADÊMICA – JULLY ANNE RIBAS
RA – 399473
ENDEREÇO: JOSÉ PAPA 340 / PARQUE SÃO GABRIEL
ITATIBA
CONTATO: 4538- 5417 / 98581-4483
EMAIL: jullyanneribas@hotmail.com
NÍVEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - 5º SEMESTRE
LOCAL DE ESTÁGIO – CAPS AD
SUPERVISOR ACADÊMICO: GABRIELA SIMIONI
SUPERVISIONADO DE CAMPO: DENISE TOGNOLO
CARGA HORÁRIA: 100 horas
INÍCIO. 11/08/2014
TÉRMINO: 19/11/2014
INTRODUÇÃO
O presente relatório consiste em uma exigência da Universidade Anhanguera Uniderp – Curso de Serviço Social para fins de comprovação da realização de estágio curricular. O estágio representa uma etapa de fundamental importância na vida acadêmica, pois permitem um primeiro momento de aproximação com a prática profissional, a partir do estabelecimento da articulação entre a teoria e a prática, fatores esses que imprimem efetividade à atuação do profissional de Serviço Social
O Estágio esta sendo realizado no CAPS AD (centro de atenção psicossocial - álcool e drogas) em Itatiba, presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso e/ou abuso de substâncias psicoativas e oferece tratamento clínico e psicológico as essas pessoas e suas famílias.
Objetivos: dar suporte terapêutico aos usuários de álcool e drogas e a seus familiares, preconizando a reabilitação psicossocial mediante princípios como o respeito e contextualização das suas diferenças, inclusão social, preservação da sua identidade e cidadania.
Ressaltando o artigo 4°(VI) dos princípios da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS “igualdade de direitos no aceso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência ás populações urbanas e rurais.
Geral: os objetivos da instituição em especial do Assistente Social são de acompanhar com visita domiciliar, avaliar emprego e moradia, conhecer a história de vida de cada um, dar suporte terapêutico aos usuários de álcool e drogas e seus familiares, inclusão social, orientá-los sobre a importância do tratamento em relação ao comportamento e relacionamento em casa, redução de danos, resgatar a vida familiar e preservar sua identidade e cidadania.
O Assistente Social dentro da instituição contribui positivamente para a consolidação do direito a saúde transcendendo o conceito de saúde (doença) para consolidar-se de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. De acordo com o Art.7° CÓDIGO DE ETICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL, “ao Assistente Social cumpre contribuir para o bem comum, esforçando-se para que o maior número de pessoas dele se beneficie, capacitando indivíduos, grupos e comunidades para sua melhor integração social.”
Após avaliar cada caso o Assistente Social orienta o encaminhamento adequado, grupos operativos, coordenados pelo Assistente Social com o objetivo de socializar, inserir no mercado de trabalho e no convívio familiar e comunitário, além de orientar e encaminhar o paciente em acompanhamento através da equipe do CAPS, os direitos junto à previdência social, quando o caso requer pedido de benefício seja através do LOAS ou contribuição junto ao INSS.
As decisões são tomadas de maneira coletiva, são feitas reuniões que se discutem cada intervenção á ser realizada.
O Estagiário observou que tem sido brilhante o trabalho da Assistente Social dentro da instituição CAPS AD, com compromisso e dedicação aos usuários tem sido uma ampla redução dos vícios, danos, desemprego e conquista dos seus direitos perante a sociedade.
O estagiário observou ao participar da consulta com Assistente Social, paciente e familiar que sua função é de responsabilizar, ajudar, esclarecer, instituir função, mostrar seus direitos e meios de ter acesso aos seus, ao paciente em tratamento.
O Assistente Social como uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, possui uma funcionalidade na gestão das múltiplas tensões sociais cotidianas enfrentadas pelos Assistentes Sociais em seus espaços sócios ocupacionais.
Atuação do estagiário, sob orientação do Supervisor de Campo para a execução de suas atividades:
- Acompanhar atendimentos tanto de usuários de drogas ou álcool;
- Acompanhar a verificação de fichas dos usuários;
- Acompanhamento de familiares de pacientes de usuários;
- Anotação de atividades feitas pelo estagiário;
- Participação nas reuniões com usuário e familiares como: grupo familiar, grupo de recaída, grupo de fonoaudióloga, grupo relaxamento, grupo de oração, grupo ambulatorial.
- Acompanhamento de triagem.
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) é uma unidade de saúde que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e também de seus familiares. A unidade é fruto de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. O CAPS AD fundamenta-se no pressuposto de que o cuidado a usuários de drogas exige condições que respeitem o indivíduo enquanto pessoa, possibilitando sua (re) inclusão social, profissional e familiar, ampliando as ações em saúde mental na sua intensidade e diversidade. Oferece assistência especializada a pessoas que sofrem de transtornos mentais (com ou sem histórico de intervenção em um hospital psiquiátrico, neuróticos graves, em que presta atendimento tanto ao adulto como o adolescente. CAPS AD de ITATIBA está situado na Rua Expedicionária Brasileiros, 988. Atendimento começa as 07h00minh e se encerra as 17h00minh.
...