RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO IFBA
Por: IfbaTrab • 15/2/2017 • Relatório de pesquisa • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 1.649 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA
COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO IFBA
ALUNO: LF
PROFESSOR: ALEX LINS
SALVADOR
2016
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA
COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO IFBA
ALUNO: LF
PROFESSOR: ALEX LIMA
SALVADOR
2016
LF
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO IFBA
Relatório de Visita Técnica apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, na Disciplina de Língua Portuguesa, Coordenação do Curso Técnico em Automação Industrial, pelo aluno LF, Orientado pelo Professor Alex Lins como requisito a obtenção de nota.
PROFESSOR: ALEX LINS
SALVADOR
2016
1 INFORMAÇÔES GERAIS
1.1 Local da Visita Técnica:
Nome da Organização / Instituição: IFBA.
Razão Social: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Data: 21 /01/ 2016, período da Noite
Duração da Visita: 01 hora
1.2 Profissional Responsável:
Nome: Prof. Dr. José Antônio
Formação: Engenharia Mecânica
1.3 Natureza da Visita Técnica:
Coordenação: Coordenação do Curso
Curso: Curso Técnico
Disciplina: Português
Professor: Alex Lins
Turma: 5912
1.4 Objetivos Didáticos da Visita Técnica:
Capacitar os alunos da turma a responder os seguintes questionamentos: O que é Automação? Qual a grade do curso? Como está o mercado de trabalho? Entre outras informações.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Descrição das atividades
A visita técnica ao Laboratório de Automação ocorreu dia 21 de Janeiro de 2016, o mesmo fica localizado próximo ao Salão Nobre, no IFBA (Instituto Federal da Bahia) no bairro do Barbalho. A visita teve duração de aproximadamente 1h, e foi solicitada pelo professor Alex ministrante da disciplina Português. O intuito da visita foi que os alunos pudessem conhecer o local e esclarecer dúvidas com o coordenador do curso, José Antônio. De maneira geral, o objetivo foi fazer com que os alunos do curso técnico de Automação Industrial pudessem responder os questionamentos: O que é Automação? Qual a grade do curso? Como está o mercado de trabalho? Entre outras informações.
O início da visita ocorreu com a apresentação pessoal do professor e coordenador José Antônio, ele falou um pouco sobre sua carreira profissional, como ingressou no mercado, sobre sua formação. Em seguida ele falou sobre o curso de Automação, e quais as disciplinas que serão estudadas ao longo do curso. Informou que o corpo docente do curso é composto por 12 professores, e que no primeiro semestre estudam-se matérias básicas como Matemática, Física, Português que darão o preparo para as disciplinas mais específicas que começam a ser estudadas no segundo semestre. Já nesse semestre seguinte tem disciplinas como Equipamentos Industriais, Qualidade, Medição de Variáveis, e ao longo dos demais semestres tem Analisadores, Controle, Projetos, e etc. Foi pontuado também que na disciplina Controle estuda-se a parte teórica na sala e a prática nesse laboratório.
O coordenador também falou sobre as áreas de atuação de um técnico em Automação, que pode trabalhar em Indústria de Processos Contínuos (refinaria, polo petroquímico, exploração de petróleo), Indústria de cervejas, Manufaturas e até mesmo Automação Residencial. Ele citou inclusive que o IFBA tem contato com uma empresa nesse segmento de automação residencial, e que a mesma sempre faz contato quando tem vagas disponíveis para selecionar estagiários.
Ao longo da visita também os alunos tiraram dúvidas referentes a oportunidades de mercado, sobre a credibilidade da instituição, qual tipo de curso de graduação cursar após a conclusão do técnico. José Antônio também informou sobre a necessidade de fazer um estágio para ter direito ao certificado, ele falou sobre o prazo para estagiar e poder finalizar o curso, e a importância de ter acesso a parte prática para saber como atuar no mercado. Uma outra informação importante que ele pontuou foi a revisão da grade. Ele disse que os professores estão avaliando as matérias e vendo a necessidade de manter ou alterar as disciplinas, e/ou carga horária.
Foi recebida uma apostila com o desenho da planta e suas dimensões, o fluxograma mecânico e a descrição funcional do circuito. O professor também explicou o funcionamento dela, explicou que é uma planta menor em relação as utilizadas em indústrias, porém com as mesmas funções. É possível simular o funcionamento igual a indústrias, outra observação foi referente ao fluido, que devido ao local não é aconselhável uso de substancias químicas, por isso utiliza-se água no laboratório. Foi observado também no laboratório uma planta em formato menor, com tecnologias inferiores, mas que está sendo desenvolvida por José e outro professor do IFBA.
...