RELATÓRIO OBSERVATÓRIO
Por: Rosineude • 19/7/2017 • Relatório de pesquisa • 2.555 Palavras (11 Páginas) • 680 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD
CURSO DE MATEMÁTICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
ROSINEUDE FERREIRA DA SILVA
CAMPO MAIOR – PI
JUNHO/2017
ROSINEUDE FERREIRA DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Relatório de estágio do Ensino Fundamental apresentado ao Curso de Licenciatura em Matemática do CEAD – UFPI como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II, sob a orientação da professora Roquinha B. Silva Damasceno e Coordenador de estágio Prof. Ms. Luiz Gonzaga Pires.
CAMPO MAIOR – PI
JUNHO/2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ..................................................................................................
- DESENVOLVIMENTO ....................................................................................
- CONCLUSÃO ...................................................................................................
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................
- ANEXOS ...........................................................................................................
INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se ao relato do estágio observatório integrante da disciplina Estágio Supervisionado II realizado no ensino fundamental na Unidade Escolar Cecília Coelho de Resende, cuja sede está localizada na rua da Igreja, no Centro de Boa Hora – PI. A supervisão do estágio ficou a cargo do professor Antonio Martins diretor da escola. O Estágio Supervisionado II em Matemática do ensino fundamental foi realizado no período de 17 a 28 de abril de 2017 no horário das 13:00h às 17:30h com carga horária de 4 horas diária, totalizando 30 horas, com o objetivo de observar o ambiente escolar, rotina, estrutura física, organização pedagógica e administrativa, alunado, políticas educacionais, o relacionamento com o meio ambiente e o processo de ensino-aprendizagem.
Este relatório é composto da descrição das observações do ambiente escolar como um todo e das experiências vivenciadas no período observatório procurando relacionar a teoria com a prática. O mencionado estágio é de suma importância para a reflexão sobre a vida escolar na construção da futura prática pedagógica responsável pela formação da identidade profissional do estagiário, para que o mesmo se familiarize com a realidade escolar desde os conhecimentos específicos da área de matemática como os da pedagogia.
A vivência observatória foi um momento que me deparei com inúmeras situações, desde a acolhida, relacionamento entre alunos, professores, coordenadores e diretor, intervalo, lanche até às aulas sem professor em sala de aula. A prática observacional me fez ver o mundo escolar por três ângulos distintos: o de observadora, professora e aluna. O ângulo observador, no meu ponto de vista, é o mais fácil, pois não se faz necessário opinar ou aceitar o que temos observado, enquanto que, o professor está restrito ao funcionamento preciso e adequado da sua prática de ensino conforme lhe é exigido, já o aluno tem uns que adoram quando o professor não vem ou só enrola, e outros que cobram ao professor e diretor por boas aulas e assiduidade por parte do docente, este depende de cada discente. A meu ver o ambiente escolar não é tão simples de organizar, pois trabalha-se com diversos níveis de pessoas.
DESENVOLVIMENTO
O estágio supervisionado teve início dia 17 de abril e se estendeu até o dia 28 de abril de 2017 no horário vespertino, obedecendo rigorosamente cada item do roteiro proposto pelo projeto de estágio , na Escola Municipal de Educação Fundamental Unidade Escolar Cecília Coelho de Resende, localizada na rua da Igreja, no Centro de Boa Hora – PI.
A escola oferece educação do 6º ao 9º ano do ensino fundamental na modalidade regular nos turnos manhã e tarde atendendo alunos de 12 a 16 anos e na modalidade EJA no turno da noite, o número de alunos matriculados na escola é de 320, as turmas são formadas com 25 a 30 alunos por sala nos turnos matutino e vespertino, já as turmas da noite há entre 10 a 15 por sala. O corpo docente da escola é composto por 28 (vinte e oito) professores todos com curso superior e alguns até com especialização, a maioria são efetivos do município.
A escola Cecília Coelho de Resende foi inaugurada no ano de 2.000, foi construída para atender a necessidade da população, é uma estrutura em bom estado de conservação na pintura e limpeza, é composta por 7 (sete) salas de aulas amplas e bem conservadas, pouco ventiladas com apenas 2 (dois) ventiladores para cada sala, equipadas com cadeiras e mesas em bom estado de uso, as instalações elétricas foram pouco planejadas, pois passaram por adaptações.
A instituição possui ainda 1 (uma) cantina média, (mas que atende as necessidades da escola),1 (um) laboratório de informática inativo por falta de reparos nos computadores, 1 (um) pátio que serve como refeitório, 1 (um) bebedouro, 1 (uma) sala de direção, 1 (uma) sala de professores, 1 (um) almoxarifado, 1 (uma) sala que serve como recepção e secretaria, 4(quatro) banheiros, sendo 2 (dois) para funcionários e professores ( 1 masculino e 1 feminino), e 2 (dois) para alunos (1 masculino e 1 feminino) estes com 1 (um) chuveiro e 3 (três) sanitários todos em bom estado, e 1 (um) ginásio de esportes coberto, bem estruturado inaugurado em 2016.
A estrutura escolar é adaptada para cadeirantes, mas a instituição não possui alunos portadores dessas necessidades, há dois alunos surdos mudos que estudam sem professores capacitados para lidar com a real situação.
Os alunos são acolhidos às 13:00 (treze) horas pelo diretor na entrada da escola, onde o mesmo verifica se os discentes estão devidamente fardados, após a entrada passam direto para suas respectivas salas de aula para deixar o material e voltam ao pátio onde alguns se reúnem em conversas paralelas até a chegada do professor do horário. Senti falta da organização da fila e avisos no pátio administrado pelo diretor. Os visitantes e estagiários são recebidos pelo vigia que é o primeiro a acolher, após, o diretor que se encarrega de prestar todas as informações precisas.
...