RELATÓRIO DE PESQUISA: Segurança no trabalho na área têxtil
Por: jenefertodt • 6/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.663 Palavras (7 Páginas) • 224 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
SENAI/Jaraguá do Sul
AI OPERADOR DE MÁQUINAS TÊXTEIS - NANETE
[pic 1]
RELATÓRIO DE PESQUISA
Segurança no trabalho na área têxtil
Jaraguá do Sul
2018
Clique aqui para digitar texto.
RELATÓRIO DE PESQUISA:
Segurança no trabalho na área têxtil
Relatório de pesquisa individual apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/Jaraguá do Sul, como requisito parcial para obtenção de nota na Unidade Curricular de Fundamentos da Comunicação Oral e Escrita.
Professor Orientador: Eliane Alves
Jaraguá do Sul
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
1.2 OBJETIVOS 1
1.2.1 Objetivo Geral 1
1.2.2 Objetivos Específicos 1
2 O que é segurança no trabalho na área têxtil e por que ela é importante? 2
2.1 Doenças mais comuns..................................................................................2
2.2. Principais riscos de acidentes. ..................................................................3
2.3 EPIs e organização do ambiente de trabalho..........................................5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
No presente relatório serão analisadas algumas informações referentes a segurança no trabalho na área têxtil, tendo destaque para principais doenças, riscos de acidentes, equipamento de proteção necessários, e formas de manter um ambiente de trabalho adequado para demais colaboradores.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Adquirir conhecimentos nas temáticas relacionadas à segurança do trabalho na área têxtil.
1.2.2 Objetivos Específicos
- Pesquisar em ambiente virtual as informações relacionadas.
- Discutir acerca das informações coletadas.
- Organizar as informações em um relatório de pesquisa.
2. O que é segurança no trabalho na área têxtil e por que ela é importante?
Uma boa qualidade de vida é fundamenta a todos, na qualidade de vida se encaixa a segurança, item de grande importância, tanto na vida pessoal quanto profissional, portanto ter segurança em seu ambiente de trabalho é muito importante para maior produção e bem-estar de todos.
A indústria têxtil é uma área que vem crescendo gradativamente com o tempo, gerando assim muitos empregos, tendo um impacto grande na economia mundial.
Os trabalhadores desta área, possuem riscos em seu ambiente de trabalho, riscos que variam do ergonômico ao de acidentes, riscos visíveis a curto prazo como riscos a longo prazo
A segurança no trabalho veem com uma forma eficaz para diminuir estes riscos, e orientar a todos, qual a melhor forma de ter um trabalho produtivo aliado ao bem estar de todos.
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
2.1 Doenças mais comuns.
Devido ao fato de permanecer muito tempo parado, e em uma posição inadequada, trabalhadores da área têxtil estão muito susceptíveis a desenvolverem problemas de ergonomia, como doenças na coluna.
Estas dores são conhecidas como dores nas “costas” e muitas vezes, pode levar o indivíduo a ter limitações físicas, impedindo-o de realizar determinados tipos de tarefas. A coluna pode ser afetada em toda sua extensão: pescoço ou região cervical; costas ou região dorsal e lombar que corresponde a região abaixo da cintura (cintura pélvica)
A mais comum é a dor lombar, conhecida como lombalgia.
Outro local que é muito afetado são os membros superiores, mãos e braços, os quais geralmente são afetados por LER/DORT (Lesões Por Esforços Repetitivos/ Distúrbio osteomuscular Relacionado Ao Trabalho).
O principal motivo é o fato do trabalhador exercer repetidamente o mesmo movimento durante sua jornada de trabalho; tarefas monótonas, ritmo intenso, sobrecarga mental, pressão para produzir, são outros itens que desencadeiam a LER.
Além destas doenças que afetam principalmente músculos e nervos, podemos citar também a fadiga visual, que é sentida como cansaço nos olhos e sensação de lacrimejamento. Causa diminuição da capacidade visual e da atividade laboral. Quando se realizam atividades monótonas e repetitivas, que exigem esforço visual e olhar atento, as condições de trabalho devem ser adequadas e o posto de trabalho deve estar iluminado adequadamente, um fator que influencia em muito a fadiga visual, é a exposição constante ao computador ou celular.
2.2. Principais riscos de acidentes.
Os riscos de acidentes de trabalho se dividem em duas áreas: os típicos e atípicos, além destes a também o acidente de trajeto.
Típico
Esse tipo de acidente acontece dentro do local de trabalho durante o horário de expediente, é o tipo de acidente mais comum. É o caso da queda de uma escada, corte por uma ferramenta de trabalho, choques por manuseio de cabos e equipamentos etc.
Alguns dos acidentes típicos:
- Choques,
- Queimaduras,
- Cortes,
- Perfurações por agulhas, alfinetes e tesouras,
- Quedas,
- Lesões nos olhos por objetos pontiagudos (agulhas/quebradas).
Atípico
Os acidentes atípicos são detalhados nos artigos 20º e 21º da mesma lei. Entre eles, estão:
...