RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO
Por: Edwiges Lobato Santana • 15/6/2016 • Relatório de pesquisa • 1.141 Palavras (5 Páginas) • 1.219 Visualizações
DANIEL LOBATO MARTINS
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO
Belém – Pará
2016
CURSO TECNICO EM MULTI MEIOS
Daniel Lobato Martins
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO
Relatório de estágio supervisionado, apresentado ao Curso Técnico em ____________ da EETEPA _____________________, como requisito parcial para obtenção do diploma de Técnico em ________________
Professor(a) Orientador(a): _______________________
Belém- Pará
2016
TERMO DE APROVAÇÃO
Nome do Aluno
Estágio supervisionado realizado e Relatório submetido à Avaliação da Coordenação de Integração da EEETEPA ______________________ como requisito parcial para obtenção do Diploma de Técnico em ________________________________________ conforme mensurado abaixo.
NOTA | CONCEITO | MENÇÃO |
Aprovado (a) em _____ de _______________ de 20_____.
Por:
____________________________________________
Professor (a) / supervisor(a)
____________________________________________
Coordenador (a) de integração
SUMÁRIO
RESUMO..................................................................................................01
INTRODUÇÃO .......................................................................................02
DESENVOLVIMENTO...........................................................................03 -04
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................05
ANEXOS .............................................................................................06-07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................08
RESUMO
Este relatório tem o objetivo de investigar o cotidiano escolar na sala de informática da Escola Municipal Miguel Pernambuco Filho, através de sua estrutura física, seu entorno escolar e de seus alunos, os quais levam para a sala de aula experiências singulares vividas em seu cotidiano. Nesta investigação buscamos identificar os meios didáticos dos softwares educativos da escola e a cultura escolar, examinando o ambiente da escola e interrogando seus alunos. Posteriormente, ao observar as práticas pedagógicas da Professora da sala de informática do ensino fundamental na mesma escola, podemos identificar a interação entre professores e alunos, o currículo da escola em ação, o conteúdo escolar, o planejamento da professora, suas habilidades de ensino e os processos avaliativos. Desse modo, investigando os diferentes tipos de cultura e observando as relações de ensino e aprendizagem entre professores e alunos, buscamos compreender os problemas relacionados as ferramentas do ensino de multimeios e encontrar soluções para o melhor desempenho , que entre outras, está condicionado a adaptar seu conteúdo com a realidade social encontrada na instituição de ensino. Palavras-chave: Cotidiano escolar, Práticas pedagógicas, softwares educativos.
01
INTRODUÇÃO
O presente trabalho constitui estagio do Curso Técnico em Multimeios Didáticos Subsequente ao Ensino da educação Infantil, O objetivo do estágio, é proporcionar ao estudante de Multimeios uma complementação e contribuição para a formação acadêmica, possibilitando a esse aluno a integração entre teoria e prática, através da vivência do estudante com a rotina escola. No desenvolvimento deste relatório, será analisado a rotina de uma Gestão escolar, aula de informática, softtwares didáticos e observação da rotina dos alunos da Escola Municipal Professor Miguel Pernanbuco Filho, que fica localizada na Av Roberto Camelier, nº825.
A escola atende alunos da comunidade varia de classe média á baixa , com a estrutura familiar variada. Tem 09 salas de aula, 01 biblioteca, 01 sala de informática e 39 funcionários.
02
DESENVOLVIMENTO
O estagio de Mutimeios Didáticos, realizado na escola Professor Miguel Pernambuco Filho,no período de 25/08 á 16/12 de 2015.Foi feita á minha apresentação junto aos aluno, do qual fui bem recebido. A sala de informática não tem o numero de computador necessário para atender á todos os alunos, porém as turmas são dividas.
Eu e a professora de informática Marcia começamos a orientar os alunos em suas atividades de informática através de softwares educativos , orientado em suas atividades . Gostei muito do nosso encontro, foi muito produtivo pois consegui entender melhor o curso.
Percebi que os aluno ficaram mais motivados á aprender o conteúdo, interagindo melhor com as disciplina do software conforme a sua serie, mostrando mais interesse pelas disciplinas que eram ministradas.
Com o avanço dos conhecimentos científicos e tecnológicos; impôem novas exigências as instituições responsáveis pela formação profissional dos cidadãos.
...