Relatório final de estágio supervisonado
Por: Nalber Moreira • 4/12/2015 • Projeto de pesquisa • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 424 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ACADEMICA:
Lucirene Moreira dos Santos ---------------------------Ra: 406714
PROJETO DE INTERVENÇÃO DO
ESTÁGIO SUPERVIIONADO II
TUCURUÍ – PARÁ
2015
[pic 2]
PROJETO DE INTERVENÇÃO
1- DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE:
- Nome da Instituição: CRAS-Centro de Referência e Assistência Social.
- CNPJ: 05.251.632/0001-41
- Endereço: Rua Bahia Nº 13 quadra 59 Bairro: Getat CEP: 68460-000 Cidade: Tucuruí UF: PA Fone: (94) 3787-9569.
- Representante Legal da Instituição: Rosislene Cassia Cruz Novaes
- Cargo/Função: Coordenadora CRAS.
A Secretaria de Assistência Social (SEMCAS), presta atendimento no município e a população entre 70.000 mil e 100.000 mil habitantes. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Tucuruí que tem como finalidade diminuir as vulnerabilidades das pessoas da região, fazendo assim com que a família busque através de cursos de capacitação.
A instituição
O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidade e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Localizado em áreas com moires índice de vulnerabilidade e risco social, destinado a prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos. Tendo como área de abrangência, os bairros: Getat, Nova Conquista e Vila Tocantins. Sua finalidade é trabalhar as famílias com maiores índices de vulnerabilidade e risco social.
Objetivos: contribuir para prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social; fortalece os vínculos familiares e comunitários; promover aquisições sociais e materiais ás famílias, com objetivo de fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades.
O desafio do Serviço Social na instituição é desenvolver um trabalho de integração social desses usuários, buscando dentro da sociedade uma relação de trabalho subsidiando igualdade social, sabendo que para esses objetivos sejam alcançados a população terá que buscar parcerias entre empresas instituições e usuários.
2- DADOS DO PROJETO:
2.1 Título do projeto: Capacitando Adolescentes para Primeiro Emprego.
2.2 Local e desenvolvimento das atividades.
O projeto será desenvolvido e executado no Salão Multiuso do Centro de Referência de Assistência Social, na seguinte data: 01/10/2015 no período de 13:00 ás 17:00hs, com intervalo para coffe break.
2.3 Áreas de abrangência (Ex: região, bairro, cidade).
Será desenvolvido para adolescentes em cumprimento de medidas socioassistenciais e seus familiares.
3- Problema Diagnosticado.
VULNERABILIDADE SOCIAL – Foi observado através do diagnostico social realizado no estágio supervisionado I, que todos os entrevistados identificaram uma forma benéfica para ocupação dos adolescentes nesse período da vida, focando assim uma forma produtiva e contribuindo com o futuro profissional desse jovem e amenizando a vulnerabilidade social daquele momento.
Pensando em uma maneira de mudar essa ralidade, foi que o grupo decidiu como tema de nosso projeto de intervenção social trabalhar justamente esse lado dos adolescentes, despertando o senso de contribuição e aprendizado, focando assim a socialização dos mesmos e despertando o interesse desses adolescentes na prática do trabalho.
4- Objetivo Geral.
Nortear os direitos dos cidadãos, para que saia da condição de vulnerabilidade; Contando a qualidade do corpo profissional de excelente domínio e qualidade.
Bem como o reconhecimento de todos os profissionais que atuam como construtores de cidadãos, revelado talentos em várias áreas ali trabalhadas.
4.1- Objetivo Especifico.
Seria desperta o interesse do adolescentes em vulnerabilidade social na pratica de trabalho, focando assim a capacitação e a integração dos mesmos no mercado de trabalho.
5- JUSTIFICATIVA.
Para a realização da elaboração e execução do projeto de intervenção houve um primeiro contato para obter informações passadas pelos próprios usuários de que foi identificada na elaboração do diagnostico social elaborado no estágio supervisionado I. Durante a realização deste observou-se que as dificuldades financeiras levavam ao estado de vulnerabilidade.
O projeto foi executado através de uma palestra de auto capacitação e o sorteio de um curso básico de informática realizada na Instituição Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Tucuruí com o tema: Capacitando Adolescentes para Primeiro Emprego, buscando a inserção dos usuários na sociedade.
O evento foi aceito com muita satisfação entre os adolescentes, e a primeira chance de se obter um emprego digno para contribuir com as despesas da família. Levando informação e conhecimento público sobre como há diversas formas de inserir no mercado de trabalhos adolescentes que conheceram as diversas áreas de trabalho para adaptação. Contribuindo assim para uma sociedade, mas justa para essa classe social.
É importante ressaltar que conforme as informações passadas ao publico que a captação dos usuários feita pela instituição abrirá portas e receberá para melhorar a situação financeira desses jovens.
6- PUBLICO-ALVO/ BENEFICIÁRIO.
Por se tratar de um programa que beneficia especificamente os adolescentes de 11 a 14 anos, e todos do programa e seus familiares direta e indiretamente podem participar.
7- DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FISICO E DOS RECURSOS INSTITUCIONAIS, FISICOS, MATERIAIS E HUMANOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.
Para o desenvolvimento da palestra, usaremos salão multiuso, mesa, cadeiras, data show, notebook, microfone, apresentação de fotos em slide dos usuários, palestrante.
...