RELATÓRIO TÉCNICO DE ACIDENTE DE TRABALHO
Por: Alan Firmiano • 27/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.878 Palavras (8 Páginas) • 2.340 Visualizações
RELATÓRIO TÉCNICO DE ACIDENTE DE TRABALHO
Elaborado por: Alan Andrade Firmiano
Camila Francisco Oliveira
- INTRODUÇÃO
O presente relatório trata de um acidente ocorrido no dia 10 de junho de 2021 com o tombamento de um caminhão da empresa TECquímica que transportava produto inflamável Óleo Diesel A S10 A550, cerca de 20.000 Litros, partindo de Curitiba com destino à Florianópolis, com horário entre 12:00 e 13:00 horas.
Com o acidente à cerca de 130 Km do início da viagem, o mesmo acabou tendo a carga vazada no meio ambiente, mas sem danos às pessoas.
- IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA:
Razão Social: TÉCquímica Indústria LTDA. Nome de Fantasia: TÉCQuímica
CNPJ: 00.000.000/0001-10
Endereço: Rodovia Senai, 00, Centro Cidade: Curitiba UF: SC
Telefone: (51) 0000-000 CEP: 00.000-00 CNAE: 00.000/00 Grau de Risco: 4
Número de trabalhadores: 300
Responsável pelo Empreendimento: Diretor
- INFORMAÇÕES SOBRE O ACIDENTADO:
Nome: A.A.A Data de Nascimento: 00/00/2000 - (21 anos). Sexo: Masculino Estado civil: Solteiro Ocupação: Motorista Jornada de trabalho: 44 horas –Empresa: TÉCQuímica Tipo de Acidente: Típico Local do acidente: BR 101 - Joinville Data do Acidente: 10/06/2021 O que ocorreu: Acidente de Trabalho com transporte de produto Inflamável.
- DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE HABITUAL
A atividade consiste em carregar o caminhão no pátio da empresa com produto específico para cada cliente, verificar as condições de carregamento e do transporte, realizar checklist antes da partida para o destino da carga, verificar as legislações e normas técnicas para transporte de cada produto em específico, realizar o transporte da carga até o cliente final, descarregar a carga dentro das normas de segurança, realizar a limpeza do caminhão após o uso.
- DESCRIÇÃO DO ACIDENTE
O acidente ocorreu entre as 12:00 e 13:00 horas do dia 10 de junho de 2021, a viagem foi programada de Curitiba - PR até Florianópolis-SC, porém o acidente ocorreu com cerca de 130 km a partir do ponto inicial da viagem, localizado no município de Joinville às margens da BR-101.
Segundo relatos do motorista A.A.A, a pista estava escorregadia e num momento de acionar o freio, acabou perdendo o controle do veículo que saiu da pista de rolamento e acabou tombando na margem da rodovia BR-101. Com o tombamento do veículo de transporte, neste caso um caminhão para transporte de líquidos, houve um derramamento do produto que estava sendo transportado, sendo este classificado com Inflamável e nocivo ao meio ambiente. No momento do ocorrido, foi verificado no tacógrafo que o motorista estava acima da velocidade permitida para aquele local, e além disso, o caminhão estava sem a identificação do risco do produto que estava sendo transportado.
Após o acidente, foi realizado o estancamento do vazamento do líquido inflamável, que foi identificado como sendo este Óleo Diesel A s10 a550, e foi restringido também o líquido que já tinha vazado em uma menor área possível. O motorista não teve ferimentos, mas foi realizado atendimento médico como meio de prevenção de possíveis traumas.
- ANÁLISE DE PERIGOS DA CARGA E DO TRANSPORTE
Com base na FISP BR0141 do produto Óleo Diesel A s10 a550, combustível produzido a partir de processos de refino de petróleo e processamento de gás natural, sem adição de biodiesel. É possível analisar os perigos de carga e de transporte.
- Identificação do perigo:
Líquidos e vapores inflamáveis. Nocivo se inalado. Causa irritação à pele. Causa danos ao trato gastrointestinal, sistema nervoso central e pulmões se ingerido. Pode causar dano ao fígado e rins se ingerido. Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Pode causar irritação respiratória (irritação da área respiratória). Pode ser mortal em caso de ingestão e por penetração nas vias respiratórias. Este produto contém gás sulfídrico, extremamente tóxico e inflamável.
- Efeitos adversos à saúde Humana:
Produto pode causar efeitos narcóticos e irritação respiratória se inalado. Pode causar irritação aos olhos. Causa danos ao trato gastrointestinal, sistema nervoso central e pulmões se ingerido. Pode causar dano ao fígado e rins se ingerido. Pode causar morte se aspirado.
- Precauções com o Meio Ambiente:
Este produto pode apresentar perigo para o meio ambiente em casos de grandes derramamentos. Estancar o vazamento se isso puder ser feito sem risco. Não direcionar o material espalhado para quaisquer sistemas de drenagem pública. Evitar a possibilidade de contaminação de águas superficiais ou mananciais e que o produto derramado atinja cursos d’água e rede de esgotos. Utilize spray d’água para reduzir a concentração de fumos no ar. Utilize sistema de ar forçado para manter as concentrações de gás abaixo da explosiva. Restringir o vazamento à menor área possível. O arraste com água deve levar em conta o tratamento posterior da água contaminada. Evitar fazer esse arraste. Contatar o órgão ambiental local, no caso de vazamento ou contaminação de águas superficiais, mananciais ou solos.
- Perigos físicos e químicos:
Líquidos e vapores inflamáveis. Recipientes podem explodir se aquecidos. Quando aquecidos, este líquido libera gases irritantes e tóxicos.
Pictogramas: [pic 1]
Líquidos e vapores inflamáveis. Nocivo se inalado. Causa irritação à pele. Causa danos ao trato gastrointestinal, sistema nervoso central e pulmões se ingerido. Pode causar dano ao fígado e rins se ingerido. Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Pode causar irritação respiratória (irritação da área respiratória). Pode ser mortal em caso de ingestão e por penetração nas vias respiratórias.
...