RELAÇÃO DA IDEOLOGIA COM A CIÊNCIA ECONÔMICA
Trabalho Universitário: RELAÇÃO DA IDEOLOGIA COM A CIÊNCIA ECONÔMICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GCCOSTA • 22/5/2014 • 250 Palavras (1 Páginas) • 269 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno:
GIANCARLO DA CUNHA COSTA - RA 1406942
CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - TURMA 2014/1
POLO: MANAUS SÃO GERALDO
2014
RELAÇÃO DA IDEOLOGIA COM A CIÊNCIA ECONÔMICA
A ideologia econômica, diferencia-se da teoria econômica ao ser formulada ao invés de apenas explicativa em sua abordagem. Ela expressa uma projeção sobre a forma como uma economia deveria funcionar e com qual fim, considerando que o objetivo das teorias econômicas é criar modelos explicativos acurados. Porém os dois são intimamente inter-relacionados.
Uma boa forma de distinguir se uma ideologia pode ser classificada como uma ideologia econômica é se questionar se ela adota inerentemente um ponto de vista econômico específico e detalhado. Por exemplo, não se pode dizer que o anarquismo é uma ideologia econômica, pois há, dentre outros, o anarcocapitalismo de um lado e o anarcocomunismo de outro, como subcategorias, que podem se encaixar como ideologia econômica.
Além disso, a ideologia econômica é distinta de um sistema econômico que o apoia, tais como uma ideologia capitalista, na medida em que explicar um sistema econômico economia positiva é diferente de defendê-lo economia normativa. A teoria da ideologia econômica explica sua ocorrência, evolução e relação à uma economia.
Táticas da ideologia Substitui o uso da força e da violência
Fala à razão,
mas fala muito + com a emoção (slogans, símbolos, afirmações simplistas).
Ciência X Ideologia:
Tudo é experimentado Tudo é idealizado
Beneficia a população em geral Beneficia grupos dominantes
Análise crítica da realidade Verdade deformada
Uso da razão Apoia-se na emoção simplista
Grupo seleto Atinge as massas
A serviço da humanidade A serviço de uma classe ou um grupo.
...