RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS
Ensaios: RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regiannemoreira • 7/6/2013 • 2.810 Palavras (12 Páginas) • 799 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 . DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
A autonomia das empresas se dá ao passo que, o crescimento se torna notável, a demanda por produtos e serviços aumenta obrigando a organização a implantar métodos sustentáveis para a auto-suficiência e a manutenção além de tudo de seus colaboradores. É preciso ter discernimento para perceber as limitações e necessidades de mudanças, e perspicácia para inovar visando melhoria e eficiência nos serviços prestados e oferecidos.
Toda organização para alcançar seus objetivos da maneira mais eficaz, se concentra com maior ênfase naqueles recursos que lhe são mais problemáticos, difíceis e escassos, em detrimento da preocupação e atenção dada nos recursos mais fáceis e abundantes. Os recursos humanos há alguns anos atrás, constituíam o exemplo típico de recursos fáceis e abundantes, porém, com o rápido surto da industrialização provocado em alguns centros urbanos, a situação sofreu uma notável reviravolta, colocando as pesquisas e preocupações com os colaboradores acima de muitas outras situações.
2 . DESENVOLVIMENTO
Para se conhecer o conteúdo de um cargo, torna-se necessário descrevê-lo. A descrição de Cargos é o processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o torna distinto de todos os outros cargos existentes na organização. É o detalhamento das atribuições ou tarefas do cargo, a periodicidade da execução, os métodos empregados para a execução dessas atribuições ou tarefas, os objetivos do cargo. Descrever os cargos na organização é também o caminho para se definir a remuneração do colaborador, pois a partir dele temos o conhecimento do que está sendo realizado, como deve ser realizado e quem deve realizar, assim sendo, avalia-se um justo valor para tais exercícios, levando em consideração sempre o grau de complexidade, conhecimento exigido e ambiente de trabalho.
No salão de beleza será descritos os cargos de Gerente Administrativo e Recepcionista.
TÍTULO: GERENTE ADMINISTRATIVO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional. Prestar consultoria administrativa a organizações e pessoas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
DESCRIÇÃO DO CARGO: Administrar organizações: administrar materiais, recursos humanos, patrimônio, informações, recursos financeiros e orçamentários; gerir recursos tecnológicos; administrar sistemas, processos, organização e métodos; arbitrar em decisões administrativas e organizacionais.
Elaborar planejamento organizacional, participar na definição da visão e missão da instituição, analisar a organização no contexto externo e interno, identificar oportunidades e problemas, definir estratégias, apresentar proposta de programas e projetos, estabelecer metas gerais e específicas, implementar programas e projetos.
Avaliar viabilidade de projetos, identificar fontes de recursos, dimensionar amplitude de programas e projetos, traçar estratégias de implementação, reestruturar atividades administrativas, coordenar programas, planos e projetos, monitorar programas e projetos.
Promover estudos de racionalização, analisar estrutura organizacional, levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos, diagnosticar métodos e processos, descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços, elaborar normas e procedimentos, estabelecer rotinas de trabalho, revisar normas e procedimentos.
REQUISITOS MENTAIS: Escolaridade: Curso Superior em Administração ou Afim.
Experiência: 6 a 12 meses desenvolvendo práticas administrativas.
REQUISITOS FÍSICOS: Personalidade discreta e cortês
APTIDÕES ACESSÓRIAS: Caráter discreto e responsável, boa redação, fluência oral, capacidade de planejar, organizar, comandar, controlar e coordenar, raciocínio rápido e abstrato, capacidade de adaptar-se a novas situações.
RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES: Exigência de discrição acentuada em assuntos confidenciais e tato para obter cooperação.
RELAÇÕES: No organograma encontra-se logo abaixo da gerencia Geral, ao mesmo nível dos outros cargos de gerencia, porém com tarefas, atribuições e funções diferenciadas, e não possui subordinados diretos.
CONDIÇÕES DE TRABALHO: Normal de escritório, trabalho geralmente em sala individual.
TÍTULO: RECEPCIONISTA
DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Recepcionar visitantes, anunciando-os às pessoas ou áreas requisitadas e aguardando a autorização para encaminhamento ou comunicação de dispensa. Prestar serviço de apoio, fornecendo informações gerais e procedendo ao bom encaminhamento dos visitantes. Manter controle de todas as visitas efetuadas à Unidade/Órgão, para assegurar a ordem e a segurança.
REQUISITOS PARA ATUAR COMO RECPCIONISTAS
Não há formação necessária para ser um recepcionista, porém a maioria das empresas exige que o profissional tenha, no mínimo, ensino médio completo. Também é exigido que o profissional tenha boa comunicação, boa aparência, conhecimentos do idioma inglês e de informática. É muito importante nessa área a constante atualização por meio de cursos, treinamentos e palestras da área.
Como, atualmente, quase toda a empresa tem uma recepcionista, o mercado de trabalho é amplo, mas para se manter na área é necessário se atualizar constantemente por meio de cursos e se dedicar muito à função, pois para um bom profissional, o mercado está sempre aberto. A função da recepcionista e da secretária já se fundiu muito, portanto, existem muitas atribuições em comum, mas deve-se sempre diferenciar as duas profissões.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O recrutamento atua como elo entre o ambiente externo e a organização, e funciona como o primeiro ponto de contato
...