RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH
Pesquisas Acadêmicas: RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaclrossi • 21/5/2014 • 4.240 Palavras (17 Páginas) • 208 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO..............................................................................4
3 LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS TRABALHISTAS.......................................................9
4 AUDITORIA E CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS..............................11
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................14
ANEXOS....................................................................................................................15
ANEXO A - LISTA DE DOCUMENTOS SOLICITADOS AOS CANDIDATOS...........16
ANEXO B - GUIA DE EXAME ADMISSIONAL..........................................................17
ANEXO C - CONTRATO DE TRABLHO - EXPERIÊNCIA 45 DIAS..........................18
1 INTRODUÇÃO
No trabalho a seguir será apresentado um breve panorama de atuação das organizações e o que elas esperam dos profissionais.
Serão abordados os métodos de Recrutamento e as técnicas de Seleção, Previsão de Pessoal, Descrição e Análise de Cargos.
Na sequência será abordado o que deve constar em um bom currículo, o roteiro de uma entrevista e como deve ser a postura do entrevistador. Também apresentaremos a importância do bom planejamento dos processos de Recursos Humanos, desde o processo de Recrutamento e Seleção, Admissão, direitos dos colaboradores até a demissão.
Concluiremos este trabalho abordando os processos de auditoria e suas ações.
Este trabalho terá como base do seu desenvolvimento o estudo das disciplinas: Recrutamento e Seleção, Auditoria e Consultoria em Recursos Humanos e Legislação e Práticas Trabalhistas. O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre os conteúdos estudados nas disciplinas acima consolidando esses conhecimentos com o objetivo de preparação para o exercício da pesquisa acadêmico científica.
A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas e consultas a sites relacionados com as matérias.
2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Nos dias atuais vivemos em um cenário que tudo acontece muito rápido e no ambiente de atuação das organizações não é diferente, o âmbito global sofre mudanças em uma velocidade muito maior do que algum tempo atrás, tudo isso tem grande influência da globalização, que obriga as empresas a focarem na eficiência e qualidade dos processos e produtos e na excelência do atendimento ao cliente para que possam estar competindo no mercado de trabalho.
Com a economia global aquecida muita empresas abrem filiais até mesmo no exterior, havendo um aumento do fluxo de mercadorias, as empresas exigem cada vez mais dos seus profissionais, dando ênfase no conhecimento, que é tratado como recurso, exigindo qualificação e foco nos resultados. Mas se uma decisão política ou econômica em qualquer lugar do mundo for feita erroneamente irá provocar reações em cadeia, prejudicando países, empresas e colaboradores, pois o avanço tecnológico permite a substituição desses colaboradores sem as qualificações necessárias por máquinas, reduzindo o nível de emprego.
Segundo Chiavenato (2010, p. 1) o capital humano é o responsável pelo sucesso das organizações. “A globalização, o desenvolvimento tecnológico e a mudança e transformação da sociedade fazem com que a capacidade de sobrevivência e excelência das organizações passe cada vez mais a depender forte e diretamente das habilidades e competências das pessoas que nelas trabalham.”
Para fazermos contratações já pensando no futuro temos várias etapas a serem seguidas, começamos pelas bases para a previsão de pessoal, este processo está dividido em três etapas e como todo processo, ele deve ser bem planejado antes de ser executado, para que não traga prejuízos para empresa.
1º- Planos organizacionais - Verificar planos estratégicos, planos e orçamentos das unidades, previsão de vendas e reorganizações internas.
2º- Fatos externos – Verificar os cenários econômicos e os aspectos legais.
3º- Rotação de pessoas – Verificar se haverá aposentadorias, pedidos de demissão, promoções e transferências.
Após tudo ser analisado com muito cuidado e verificado a necessidade de contratação é necessário realizar a descrição e a análise dos cargos.
A Descrição de cargo é um documento escrito que identifica, descreve e define um cargo em termos de deveres, responsabilidades, condições de trabalho e especificações (CLAUDIA CARDOSO MOREIRA NÁPOLI apud CHIAVENATO, 2010, p 218).
Na descrição de cargo é relacionada toda a atividade que o ocupante do cargo deverá desempenhar, constará também quando se faz, como, onde, porque e o que se faz.
A Análise de cargo é a definição dos requisitos mentais, físicos entre outros que o profissional que irá ocupar o cargo deve ter para que ele possa executar sua atividade de maneira correta. Essas etapas são fundamentais não só para o processo seletivo, mas para tudo que envolva a gestão de pessoas, é imprescindível que o profissional de RH tenha em mãos a descrição e a análise do cargo para proceder com o recrutamento e seleção de candidatos. Tendo passado por essas etapas formalizamos a existência da vaga através da solicitação de pessoal e partimos para o recrutamento de pessoas.
Os tipos de recrutamento mais utilizados atualmente são:
Recrutamento Interno: É a identificação de profissionais de dentro da empresa passíveis de promoções ou transferências. A vantagem nesse tipo de recrutamento é que a empresa terá um custo menor, ficará menos tempo com a vaga em aberto, já haverá um conhecimento prévio do trabalho do candidato, melhora a moral interna, retém talentos, demonstra valorização do seu capital humano além de estimular a preparação de outros funcionários para a promoção
...