RESENHA: CONCEITOS E CRITÉRIOS DA CONSERVAÇÃO DE ENCADERNAÇÕES
Trabalho Universitário: RESENHA: CONCEITOS E CRITÉRIOS DA CONSERVAÇÃO DE ENCADERNAÇÕES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: igorulguim • 6/3/2015 • 925 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
RESENHA: CONCEITOS E CRITÉRIOS DA CONSERVAÇÃO DE ENCADERNAÇÕES
METZGER, Consuela. Reparación básica de libros antiguos. Disponível em: http://newmedia.ufm.edu/gsm/index.php/Metzgerreparacion1 e http://newmedia.ufm.edu/gsm/index.php/Metzgerreparacion2
Consuela Metzger é especialista em conservação e restauração de livros. Em sua carreira já trabalhou na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e em Huntington Libary, na Califórnia. Além disso, já ministrou oficinas e palestras sobre conservação de livros raros e encadernações nos Estados Unidos e na América Latina.
No vídeo Reparación Básica de Libros Antiguos, a conservadora e restauradora de livros, Consuela Metzger, apresenta didaticamente os procedimentos de restauro que são empregados em uma encadernação. Ela utiliza um livro antigo, de 1788, que necessitava de restauro para a demonstração de processos como colocação de folhas de guarda, reconstrução de cabeçada e confecção de capa . Esse livro que originalmente possuía capa em pergaminho, havia adquirido uma capa de papel fixada com adesivo, em um restauro anterior. A retirada das intervenções anteriores foi realizada anteriormente, para que o enfoque da oficina fossem os procedimentos citados anteriormente.
Antes da realização dos métodos reparativos, são apresentados os materiais e ferramentas que são utilizados nos restauros de encadernação, como papéis, linhas de linho ou algodão, réguas, pincéis, espátulas de metal e teflon, furador, pinça, estilete e tesoura. Além desses, ela apresenta o pergaminho, que seria utilizado no restauro, que é obtido do couro de animais e tem aspecto plástico. Durante a apresentação, é evidenciado a importância da escolha de materiais de boa qualidade e que não apresentem propriedades ácidas, ou seja, materiais com pH neutro, para não ocasionar, posteriormente, danos aos livros que estão sendo restaurados. Além disso, ela fala da escolha de fios artesanais, que não possuem branqueamento químico, pois os que materiais que são submetidos a clareamentos perdem sua resistência com o passar do tempo, podendo afetar a estruturação dos livros.
Metzger ressalta que é de suma importância o conhecimento prévio da estrutura física das encadernações e dos métodos construtivos. Além disso, o responsável pela intervenção deve ter prática nos métodos de encadernação. Ela relata que seus alunos capacitam-se durante dois anos para atuarem como restauradores. Ademais, cita que se uma pessoa não compreende o significado dos livros e sua forma construtiva, o restauro não terá êxito. Deve-se conhecer os variados tipos de conservação existentes e selecionar o melhor, de acordo com a originalidade das costuras encontradas no livro que se quer intervir. Além disso, deve-se diagnosticar o estado de conservação que se encontra a costura original, as folhas de guarda e textuais e, também, sentir a movimentação causada no livro quando esse é aberto.
As folhas de guarda servem para que as páginas textuais não estejam em contato com a capa do livro, dando assim, uma maior proteção ao conteúdo escrito. Segundo ela, essas folhas de proteção começaram a ser empregadas após a Idade Média e são comumente utilizadas nos processos de encadernação. Além da escolha de papéis de boa qualidade para sua confecção, é necessário que sejam compatíveis as demais, não apresentando gramatura e rigidês superiores que as páginas originais. Ademais, fala sobre o uso de adesivo para a fixação das folhas de guarda, relatando que esse procedimento foi implantado por volta de 1807 e que, no restauro, só deve ser feito se a encadernação original possuir esse método de
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