RESENHA CRITICA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL
Ensaios: RESENHA CRITICA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ny1234 • 14/9/2014 • 936 Palavras (4 Páginas) • 1.891 Visualizações
Gestão educacional
Uma questão paradigmatica
Cláudio Jácome de Mélo RA: 02410011738
Marialve da Silva Barroso RA:02410012585
A construção da concepção de gestão, segundo Heloisa luck embora indicados separadamente não ocorrem na realidade, são apresentadas seis aspectos gerais dessa trasformação e caracterizada pela pasagem de uma condição para outra e de modo a corresponder a um nivel mais comlexo e significativo de ação.
A- Da optica fragmentada para a optica organizada pela visão de conjunto.
B- Da limitação de responsabilidade para a sua expansão.
C- Da centralização da autoridade para a sua descentralização.
D- Da ação episodica por eventos para o processo dinamico, continuo e global.
E- Da burocratização e hierarquização para a coordenação e horientalização.
F- Da ação individual para coletiva.
Da optica fragmentada para a optica organizada pela visão de conjunto a educação se desenvolveu, assim como outras áreas de intervenção e conhecimento, gerando áreas especificas de atenção, como uma condição para conhecer melhor o processo educacional e melhor intervir.
São tidos como conhecimentos especificos e dissociados do conjunto do processo educacional a psicologia da aprendizagem, a sociologia da educação, a folosofia da educação, a didatica, a metodologia do ensino, a estrutura e funcionamento do ensino, a avaliaçãp da aprendizagem, o curriculo escolar, o planejamento educacional dentre outros.
Da limitação de responsabilidade para sua expansão, à medida que vigora na escola o entendimento de que ela é uma criação definida, pronta e acabada de um sistema maior, e que determina seu funcionamento e, sobre a qual seus membros não tem nenum poder de influencia ou sentem que é muito pouco sobre a qualidade de seu trabalho.
Esse entendimento está associado à fragmentação do trabalho geral da escola em papéis, funções e tarefas e respectivas distribuições de atribuições.
O que se observa é que uma das tendencias desse enfoque é jogar a responsabilidade sobre outros, isto é, adotar uma transferencia de responsabilidade.
Da centralização da autoridade para a sua descentralização,está associada a modelo de administração caracterizado pelo distanciamento entre os que formulam politicas e programas de ação e os que as executam. Essa centralização ocorre em organizações burocratizadas, com munuciosa divisão de tarefas e delimitação rigida de hierarquia e outros aspectos.
A descentralização, é importante destacar que constitui-se em uma das evidencias de mudança de paradigma, e pela qual se reconhece como legitima necessaria e importante.
Da ação episódica por eventos para o processo dinamico, contínuo e global ,é possivel identificar que a realização de ações episódicas está associada à falta de visão de conjunto e de pensamento estrategico em relação aos processos educacionais, e é necessario prestar atenção a cada evento, circustancia e ato, como parte de um conjunto de eventos, circunstancias e atos que devem ser orientados para resultados em curto, médio e longo prazo.
Da burocratização e hierarquização para a coordenação e horientalização, segundo Weber e citado por Sergiovanni & Starratt , caracteriza-se por garantir seu bom funcionamento de acordo com seu padrão de formalidade. Dessa forma, uma organização é eminentemente burocratica na medida em que:
A- Caracterize-se por organização continua de funções limitadas por regras.
B-Apresente esfera especifica de competencia para cada função
C- Funções organizadas segundo uma hierarquia.
D- Um cunjunto de normas e regulamentos descritos e reconhecidos por todos.
E-Meios de produção e de administração sejam segmentados de modo que haja, em cada um dos setores, o sentido de propriedade sobre os resultados.
F-
...