RESENHA DO ÓRGÃO REPRODUTOR FEMININO
Por: apfraga • 23/10/2016 • Resenha • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 835 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA[pic 1]
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENFERMAGEM
ANA PAULA FRAGA
RESENHA DO ÓRGÃO REPRODUTOR FEMININO
NITERÓI
2015
ANA PAULA FRAGA
RESENHA DO ÓRGÃO REPRODUTOR FEMININO
Resenha apresentado a Disciplina de Histologia e Embriologia
da Universidade Salgado de Oliveira,
UNIVERSO – como parte dos requisitos para
aprovação em disciplina.
Orientador: Profª. Gloria André Feighelstein
Niterói
2015
O órgão reprodutor feminino é constituído pelos órgãos genitais internos e genitália externa. Os órgãos internos se compreendem em: um útero, vagina, dois ovários e duas trompas de falópio. Os órgãos externos engloba as seguintes estruturas: monte do púbis, lábios maiores e lábios menores, vestíbulo e clitóris.
Tem como função reproduzir gametas femininos, acomodar e nutrir o embrião em desenvolvimento, transportar os gametas femininos e masculinos e produzir hormônios estrógeno (células foliculares e da granulosa) e progesterona (corpo lúteo).
Na menopausa há um período variável durante os quais modificações cíclicas ficam irregulares e acabam cessando. Na pós-menopausa há uma pequena involução do sistema reprodutor.
Os ovários são responsáveis pela nutrição dos ovócitos e síntese de estrogênio e progesterona. Apresenta-se revestido externamente por um epitélio simples cúbico. Logo abaixo do epitélio superficial encontra-se no ovário duas regiões distintas: a medula, que é formada por tecido conjuntivo frouxo, grande quantidade de vasos sanguíneos e células intersticiais hilares e córtex, composto por grande quantidade de folículos ovarianos, corpo lúteo e células intersticiais. Exemplo de doença que pode ser desenvolvida: Cisto no ovário ( cisto funcionais, cisto folicular, cisto corpo de lúteo, cisto hemorrágico, cisto endometrióide e cisto patológico).
Os folículos são classificados em: primordiais, primários, uni ou multilamelares, antrais e maduros (folículos de Graaf ou ovarianos vesiculosos).Todos os folículos primordiais estão presentes ao nascimento, são constituídos pelos ovócitos e por uma camada de células foliculares pavimentosas e/ou colunares. O folículo primário é quando a célula germinativa estiver envolta por uma camada mais numerosa de células foliculares cúbicas de núcleo arredondado. Este folículo começa a surgir após a puberdade, por ação dos hormônios, quando se inicia o ciclo sexual. O folículo em crescimento, é o ovócito primário envolto por duas ou mais camadas de células foliculares. Estas camadas de células foliculares constituem a granulosa. Entre a granulosa e o ovócito, surge a Zona Pelúcida, uma camada de glicoproteínas secretadas pelas células foliculares. A teca folicular também se organiza. O folículo de Graaf se caracteriza pelo aparecimento de um espaço intercelular denominada de antro, que está preenchido por líquido folicular. A camada de células foliculares que circunda o ovócito é a corona radiata. O ovócito se torna secundário momentos antes da ovulação. Ele também é chamado de folículo maduro ou folículo antral. As tecas interna e externa estão bem desenvolvidas, a primeira apresentando numerosas células e capilares, enquanto que a outra é menos celularizada e mais fibrosa. Este é um folículo pronto para ovulação. Após a ovulação do ovócito secundário com a zona pelúcida e a corona radiata, a granulosa juntamente com a teca interna, se transforma em células luteínicas, formando no conjunto, o Corpo Lúteo.
As tubas uterinas se compreende em três regiões: intersticial, a porção que atravessa a parede muscular do útero, o istmo, é a porção mais delgada vizinha do útero; a ampola é a porção bem dilatada que encontramos logo após o istmo, onde ocorre a fertilização; e o infundíbulo, que está próximo do ovário, é onde o ovócito é capturado, tem uma abertura afunilada, circundada por porções semelhantes a franjas. Esta extremidade fimbriada das tubas de falópio se abre na cavidade peritoneal. Seu epitélio de revestimento é formado por células ciliadas. São formadas de uma camada serosa, composta de uma capa peritoneal, uma camada muscular e uma membrana mucosa interna. A atividade da musculatura e da mucosa tubaria sofrem alterações cíclicas em resposta as alterações hormonais do ciclo ovariano.
O útero compreende o corpo, o fundo e a cérvice. Sua principal função é receber e implantar os embriões. É responsável pela expulsão do feto no momento do parto, por meio de contrações. A parede do útero é espessa e formada por três camadas. Uma camada serosa externamente, constituída de mesotélio e tecido conjuntivo ou, dependendo da porção do órgão, adventícia que é constituída de tecido conjuntivo sem revestimento do mesotélio. As outras camadas uterinas são: o miométrio, uma camada espessa de músculo liso, e o endométrio, ou mucosa uterina.
...