RESENHA: ORIENTAÇÃO PARA ESTÁGIO EM LICENCIATURA
Ensaios: RESENHA: ORIENTAÇÃO PARA ESTÁGIO EM LICENCIATURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pereira • 8/10/2013 • 1.790 Palavras (8 Páginas) • 823 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Frente à grande dificuldade observada entre alunos de graduação e pós-graduação em desenvolver e normatizar seus trabalhos acadêmicos elaborou-se o livro “Orientação para Estágio em Licenciatura” buscando facilitar a execução dos mesmos, por meio de uma linguagem didática, simples e acessível, divulgar norma de padronização.
Sendo assim, tem por objetivo contribuir para a formação de pessoas atuantes na profissão para a qual se destinam. Nas licenciaturas, as disciplinas específicas oferecem fundamentos importantes para que o estágio aprenda, por exemplo, a observar e planejar aulas utilizando a metodologia de ensino e conteúdos que são pertinentes à Didática.
Nas licenciaturas as disciplinas específicas oferecem fundamentos importantes para que o estagiário aprenda a observar e planejar aulas utilizando a metodologia de ensino e conteúdos que são pertinentes à Didática.
CAPÍTULO 1 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
O Estágio Supervisionado é uma atividade em que o aluno revela sua criatividade, independência e caráter, proporcionando-lhe oportunidade para perceber se a escolha da profissão para a qual se destina corresponde a sua verdadeira aptidão.
O estágio escolar tornou-se obrigatório nas instituições de ensino. “Aprender fazendo”, aliar a teoria à prática é marca da educação atual no mundo todo.
O objetivo era proporcionar ao aluno oportunidade de verificar, na prática, a teoria aprendida. O estágio em licenciatura é muito especial se direciona para futuros educadores, que, no Ensino Básico, constituem o alicerce para a formação de profissionais de todas as categorias e, principalmente, daquelas que exigem formação acadêmica.
A função do estágio é importante para o que exige hoje de seus componentes, a comunidade, a sociedade e o mundo em que vivemos. Para que os alunos realizem um bom trabalho, a orientação e principalmente a atuação dos professores que assistem aos alunos estagiários é o esteio para bons resultados.
A apresentação do trabalho acadêmico tem sido, uma das preocupações marcantes das Instituições de Ensino Superior (IES). A boa formatação torna-se uniformes e de leitura agradável e fácil.
O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina que exige total envolvimento dos que dela se encarregam, especialmente nas Instituições de Ensino Superior.
O Estágio Curricular Supervisionado é um trabalho acadêmico complexo, pois envolve a parte prática de observação e de comentários sobre o que nele for presenciado. É a união da pesquisa teórica e a pesquisa de campo, portanto, pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de outros estudos em que seja indispensável à utilização de projetos e, consequentemente, de dissertações, teses etc.
Esses trabalhos acadêmicos seguem normas para apresentação encontradas nas publicações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), usadas para uniformizá-los.
O estágio em licenciatura deve incluir observação geral do ambiente de trabalho e especificamente de aulas, participação efetiva e regência. A pesquisa é um elemento que além de enriquecer as atividades normais, complementa o estágio e a aprendizagem do estudante.
A oportunidade de “aprender fazendo”, aplicando na vida real, no futuro local de trabalho, o aprendido nas aulas de Metodologia Científica não pode ser deixada de lado.
CAPÍTULO 2 PROJETO APLICADO NO ESTÁGIO
No Estágio Curricular Supervisionado, o acadêmico terá que desenvolver tudo o que lhe foi ensinado no decorrer de seu curso e suas vivências, sendo necessário para isso, que tenha uma diretriz, adaptável à realidade e às necessidades que se apresentam, ressalta-se, portanto a importância do projeto aplicado.
Faz-se necessário chamar a atenção do acadêmico e dos professores de que o projeto aplicado trata-se de uma exigência em toda instituição de ensino pública ou privada. Planejar é pensar sobre alguma coisa, usando a capacidade de racionalidade humana, planejar é fundamental, e para educação.
A educação é reconhecida por todos os setores sociais como a instituição que se propõe a ajudar o homem a viver de forma crítica e atuar na realidade em que está inserido, com possibilidade de ascensão social.
São elementos constitutivos do projeto: Unidade escolar, Público alvo, Tema, Objetivos, Justificativa, Fundamentação teórica, Conteúdo, Procedimentos metodológicos, Recursos, Cronograma e Avaliação.
CAPÍTULO 3 APRESENTAÇÃO DO PROJETO
A educação só se faz mediante uma visão transdisciplinar, por isso o trabalho em grupo é fundamental e transpõe a visão da comunidade escolar.
Elementos constitutivos de um projeto da área educacional: Unidade escolar, Público alvo, Tema, Objetivos gerais e específicos, Justificativa, Fundamentação teórica, Conteúdo, Procedimentos metodológicos, Recursos, Cronograma (Gráfico de Gantt), Avaliação.
Com relação à aplicação do projeto, o primeiro passo é apresentá-lo ao gestor da unidade escolar, ou seu representante, a fim de conseguir o necessário aval. A escolha do horário pode ser determinada pelo gestor, ou quando é permitido, pelo aluno que vai aplicá-lo.
Em se tratando do local, em geral, é a direção da escola que determina uma sala. Para a apresentação do projeto ao público-alvo o estagiário deverá entrar em contato com os alunos, quando explicará do que trata e como será desenvolvido.
O horário deve ser definido considerando-se o local, as atividades e a idade dos alunos. O educador-estagiário não deve, sob hipótese nenhuma, atrasar-se ou faltar, o que compromete todo o trabalho.
O roteiro das atividades deve ser bem definido e, de maneira alguma, ser alterado. Essa forma de agir faz parte da responsabilidade e da disciplina.
O Acompanhamento será feito após cada atividade, o estagiário deverá fazer um relatório, o estagiário precisa manter um portfólio, no qual poderá organizar todo o processo e um diário de campo para registro das ocorrências.
O projeto aplicado na educação só tem sentido se tiver começo, meio e fim. Ao final, o estagiário deverá fazer um relatório minucioso.
Com relação à sugestão de temas - há temas interessantes em todas as áreas, que envolvem os alunos e resultam em sua participação efetiva nos projetos aplicados pelos estagiários, desde que os temas se direcionem as disciplinas em que o futuro professor poderá atuar.
CAPÍTULO
...