RESISTÊNCIA MUSCULAR
Trabalho Universitário: RESISTÊNCIA MUSCULAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adersom • 17/3/2015 • 841 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
Resistência Cardiorrespiratória
Os exercícios podem ser feitos 3 a 4 vezes por semana.
A resistência cardiorrespiratória é o desempenho do coração pulmões e sistema circulatório para um eficiente suprimento de oxigênio e nutrientes para os músculos trabalharem. Uma das mais válidas medidas da capacidade funcional do sistema cardiorrespiratório é o máximo oxigênio consumido (V02Max). O V02Max representa a máxima quantidade de oxigênio que pode ser consumida transportada e utilizada pelo organismo para produzir energia. Se a intensidade do exercício aumentar o consumo de oxigênio aumenta na mesma proporção.
Eventualmente o máximo oxigênio fornecido para o tecido muscular ativo é completado e o nível de oxigênio consumido aumentará com o aumento da intensidade do exercício. Aumentos na capacidade cardiorrespiratória são obtidos com a prática de exercícios que requerem uso rítmico de grandes massas musculares.
Os exercícios podem ser feitos 3 a 4 vezes por semana por um mínimo de 15 a 20 minutos continuamente a uma intensidade que eleve a frequência cardíaca e a respiração mas não cause nenhum desconforto. Esses tipos de exercícios são geralmente conhecidos como exercícios aeróbios. Aeróbio requer oxigênio médio para a produção de energia.
Exemplos de exercícios aeróbios: marchar corrida bicicleta natação remo e dança aeróbica. Exercícios de pequena duração que podem ser suportados pela energia estocada nos músculos e não requerem oxigênio são chamados de anaeróbios. Tanto os exercícios aeróbios quanto os anaeróbios são bons em termos de benefícios para a saúde e têm poucas contra-indicações.
Força muscular abrange a força e a resistência muscular. Força muscular é a máxima força de tensão que pode ser atingida por um particular grupo de músculos. Contrações musculares podem ser de natureza estática ou dinâmica, dependendo da resistência encontrada pelo músculo. Se a resistência é imóvel, a contração do músculo é estática ou isométrica. Contrações dinâmicas são aquelas em que o comprimento do músculo muda e são visíveis os movimentos das articulações, e podem ser concêntricas, excêntricas e isocinéticas.
Durante a contração concêntrica, a força gerada pelo músculo é maior que a resistência, permitindo que o músculo se contraia e resultando num movimento de alavanca do sistema ósseo. O músculo é ainda capaz de exercer tensão durante o estiramento. Isto é conhecido como contração excêntrica que ocorre normalmente quando o músculo produz uma tensão para desacelerar o movimento de segmentos do corpo, ou resistir à gravidade como ocorre com a parte inferior do corpo durante os saltos.
A expressão contração isotônica é usada no mesmo contexto da contração dinâmica. Isto é um sinônimo. A palavra isotônica significa a mesma (iso) tensão (tonic). Entretanto, a tensão produzida por um grupo de músculos varia bastante quando a resistência é constante, através de um dado movimento da articulação. Isto acontece para mudar a vantagem fisiológica e mecânica causada pela mudança do comprimento do músculo e o ângulo da articulação, se o membro se movimentar.
Portanto, esse termo isotônico não parece ser apropriado por definição. Uma contração isocinética é definida como uma contração na qual a tensão desenvolvida pelo músculo enquanto contraído ou estendido sob velocidade constanté A velocidade da contração é controlada mecanicamente.
...