RESSONANCIA MAGNÉTICA
Ensaios: RESSONANCIA MAGNÉTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carlatp • 1/11/2013 • 1.201 Palavras (5 Páginas) • 589 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
RESSONANCIA MAGNÉTICA
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
ELETROENCEFALOGRAMA
PRESSÃO INTRACRANIANA
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
RESSONÂNCIA MAGNÈTICA
A ressonância magnética consiste em uma técnica que possibilita determinar propriedades de uma substância correlacionando-se a energia absorvida contra a frequência, na faixa de megahertz (MHz) do espectro eletromagnético, definindo-se como sendo uma espectroscopia. Mais simplificadamente, a ressonância magnética é um método de diagnóstico que possibilita a observação em alta definição das estruturas internas do organismo.
O exame é uma técnica que consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. O exame dura cerca de 30 a 40 minutos dependendo da região a ser estudada. O único desconforto será o de permanecer deitado imóvel no centro do tubo por um período de tempo, e o exame produz ruído desagradável.
Se você desejar, poderá escutar musica durante o exame. O tecnólogo responsável irá se comunicar com você durante toda a realização do exame.
Preparação para o exame:
• Jejum de 3 a 6 horas de acordo com o exame;
• Não usar jóias, relógios, ou outro objeto metálico no corpo, pois pode causar desconforto e até lesões;
• É permitido ao paciente ser acompanhado por uma pessoa da família nos preparativos do exame, mas durante a coleta de imagens o acompanhante deve ficar na sala de controle.
Cuidados:
• Pessoas com claustrofobia (medo de lugares fechados) e que sofrem de movimentos involuntários poderão receber um anestésico para prevenir que se mexam e impossibilitem o exame;
• Pacientes com marca-passo, pinos, válvulas cardíacas, clipes cirúrgicos, implantes metálicos ou grampos de aneurisma não podem fazer o exame;
• Não carregar objetos magnéticos como cartões de banco e aparelhos eletronicos para a sala de exame, pois podem ser seriamente danificados pelo campo magnético.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Tomografia Computadorizada é um exame que utiliza radiação ionizante (RX). O paciente é colocado em uma mesa que desliza dentro de um anel que contém a ampola de raios-x e os detectores em lados opostos. O tubo gira em torno do paciente em cada aquisição de imagem. Este movimento é contínuo e simultâneo com o movimento da mesa, enquanto os raios-x são emitidos e detectados. O paciente deve permanecer imóvel enquanto a mesa desliza. Uma vez iniciado, o exame sem contraste dura cerca de 30 segundos. Exames de pacientes agitados, desorientados ou em crianças podem requerer sedação
Preparação para o exame:
• Fazer jejum de pelo menos 6 horas (8 horas caso necessite contraste intravenoso);
• Chegar na clínica com 1h de antecedência (caso o exame necessite do uso do contraste oral);
• Caso necessário, será ministrado um contraste via oral (bário) ou intravenosa (iodo);
• Caso tenha tomografias anteriores, traga para auxiliar na avaliação do resultado do exame;
• Responder detalhamente o questionário de informações do paciente e o questionário de alergias, pois é com essas informações que a WK Diagnose vai cuidar para que seu exame aconteça de forma segura e confortável.
Que cuidados ter após o exame ?
Caso tenha sido necess ário o uso de contraste iodado na veia recomenda-se a ingestão de líquidos , durante as primeiras horas após o exame, para ajudar na eliminação do contraste injetado. É importante observar a ocorrência de reações alérgicas tardias (erupções na pele, coceira, etc). Nestes casos , consulte o serviço médico no qual se realizou o exame.
ELETROENCEFALOGRAMA
É um método utilizado para analisar a atividade elétrica do cérebro de forma espontânea. Através de eletrodos posicionados na cabeça do paciente é possível fazer esta medição elétrica. Como a atividade espontânea já está presente desde o nascimento, este método pode ser utilizado em todas as pessoas, desde recém-nascidos a idosos.
O EEG é realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, com auxílio de uma pasta condutora que, além de fixá-los, permite a aquisição adequada dos sinais elétricos que constituem a atividade elétrica cerebral. Inicialmente é feito um registro espontâneo da atividade elétrica cerebral durante a vigília (paciente acordado). Se possível, essa atividade é registrada
...