RESUMO DO TEXTO – O QUE É LEITURA CRÍTICA
Por: melinnamatos • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 350 Palavras (2 Páginas) • 536 Visualizações
UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
LUCIMARA CAMPECHE BARROS
MELINNA PAIXAO FIGUEREDO
RESUMO DO TEXTO – O QUE É LEITURA CRÍTICA
ITAMARAJU – BA
2015
LUCIMARA CAMPECHE BARROS
MELINNA PAIXÃO FIGUEREDO
RESUMO DO TEXTO – O QUE É LEITURA CRÍTICA
Trabalho apresentado à Universidade do Estado da Bahia, da disciplina seminários interdisciplinar ao professor Anderson Maia.
ITAMARAJU – BA
2015
“ A grande diferença entre um escritor amador e um profissional é que o escritor amador acha que uma ideia inspirada basta, e o profissional sabe que a ideia também precisa ser inspiradora.”
(James McSill)
O QUE É LEITURA CRÍTICA?
Correção, diagramação e linguagem: temos aqui os três pilares de uma leitura crítica. Todavia, baseando-se no fator correção, entende-se que o leitor crítico tem como objetividade indicar a necessidade de uma revisão na obra, pois não é dever do mesmo indicar erros ortográficos, gramaticais ou de concordância que embora observados não afeta o valor da escrita, quer literária ou não. Pois não se trata apenas de um texto de mera opinião. Baseando-se em diagramação é possível ser avaliada quando o original for enviado ao leitor crítico já diagramado, embora nem sempre disponível, sendo também significativa para a obra pois necessita de alguns cuidados específicos. Outro pilar também considerado por um leitor crítico é a linguagem, a qual exige atenção, pois se for regionalista é interessante que tenha uma relação com o ambiente onde seu uso é comum para não causar no leitor uma desmotivação em relação a leitura, o que não permitirá mergulhar na obra em questão. Contudo, a boa leitura crítica é aquela que apresenta uma conclusão dos principais aspectos da obra ou o que falta para torná-la ainda mais interessante para o leitor prendendo assim sua atenção, proporcionando-lhe uma verdade ainda que absurda, naquilo que é imaginário. O que tornará a obra mais viva e permitirá que cada história seja única, inspirdadora e capaz de atingir o âmago do leitor. Pois já dizia Pablo Neruda: “Escrever é fácil; você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias.” Porque complicado mesmo é tocar o coração do leitor.
...