RESUMO SOBRE WALTER BENJAMIN
Dissertações: RESUMO SOBRE WALTER BENJAMIN. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nega_saraa • 2/10/2014 • 341 Palavras (2 Páginas) • 1.416 Visualizações
Walter Benedix Schönflies Benjamin
Este influente filósofo nascido em Berlim – Alemanha, no ano de 1892, foi um ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo. Se formou em distintas universidades: Universidade de Munique, Universidade de Berma, Universidade de Humbold de Berlim e Universidade Freiburg, em Sua adolescência participou do Movimento da Juventude Livre Alemã, de tendência socialista.
Quando se refugiou para a Itália em 1934 cresciam as tensões entre Benjamin e o Instituto para pesquisas Sociais que mais tarde se tornou a Escola de Frankfurt, onde benjamim foi mais que um membro propriamente dito, de acordo com as pesquisas ele foi um dos inspiradores de Frankfurt e um dos pensadores a desenvolver a teoria crítica. Benjamin desenvolveu seu trabalho baseado na concepção kantiana de crítica como uma forma de reflexão, tanto estética como política, O mais interessante em sua obra crítica é a abordagem de temas concretos da literatura, das técnicas, da arte, da vida social, sem abandonar o rigor conceitual. Benjamim é por isso, além de filósofo um crítico de ideias e fatos.
Em sua análise Benjamim mostra “A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica” como sua primeira grande obra, o ponto central desse estudo encontra-se na análise das causas e consequências da destruição da "aura" que envolve as obras de arte, enquanto objetos individualizados e únicos. Significa que as técnicas de reprodução das obras de arte (discos, fotos, vídeos) ocasionam na perda da essência, perda da nossa herança cultural.
Benjamim se difere de Adorno e Horkheimer, pois ambos possuem uma postura mais otimista quando a Industria Cultural, eles enxergam um ponto de vista positivo quando se possibilita um outro relacionamento da massa com a arte, favorecendo a massa com um instrumento eficaz na renovação das estruturas sociais. Benjamin acredita que a arte dirigida às massas pode servir como instrumento de politização.
Em 1940 juntou-se com um grupo de refugiados para fugir pela fronteira espanhola, quando tentava escapar cometeu suicídio, até hoje sua morte é um mistério pois segundo a história há possibilidade de ele ter sofrido uma overdose de morfina.
...