REVISÃO CONCEPTUAL GESTÃO ADMINISTRATIVA CIENTÍFICA
Tese: REVISÃO CONCEPTUAL GESTÃO ADMINISTRATIVA CIENTÍFICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dinha170595 • 13/5/2014 • Tese • 2.827 Palavras (12 Páginas) • 275 Visualizações
1. REVISÃO CONCEITUAL
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFÍCA
Precursor: Frederick Winslow Taylor 1856 – 1913 (Engenheiro Americano)
Ênfase: Tarefas
Enfoque: Racionalização do trabalho no nível operacional.
Surgimento: Estados Unidos.
Ano: 1903
Fundador da TGA;
Seguidores: Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros.
Livros:
Shop Management (Administração de Oficinas), 1903.
Princípios de Administração Científica, 1911.
Objetivos:
Aumentar a eficiência da organização;
Eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias e;
Elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas.
Críticas:
Teoria da Máquina (mecanicismo de sua abordagem);
Super-especialização que robotiza o operário;
Visão Microscópica do homem;
Ausência de comprovações científicas;
Abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal;
Limitação do campo de aplicação da fábrica;
Abordagem prescritiva e normativa e;
Sistema fechado.
A Administração Científica provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época;
Mais antiga das teorias administrativas;
Teoria mais inflexível e autoritária.
A administração científica surgiu para que fosse sanado um problema que envolvia o desperdício de matéria prima e falta de mão de obra qualificada, nos Estados Unidos, essa mão de obra foi representada por emigrantes, já na França e na Europa por conta dos homens estarem em campos de guerra essa mão de obra eram representada pelas mulheres, esses países adotaram esses princípios como sendo a forma mais eficaz para qualificar seus trabalhadores e assim atingirem resultados consideráveis.
O principal representante dessa teoria foi Frederick Winslow Taylor (1856-1915), ele resumiu um conjunto de princípios em busca da eficiência do trabalho, através de um treinamento rápido para essa mão de obra desqualificada que assim poderia executar as tarefas da maneira que deveria ser feita e no tempo que deveria ser realizado cada tarefa.
Para ele havia somente uma maneira correta para se executar cada tarefa, por isso ele iniciou seus estudos com a divisão das tarefas e a especialização de cada atividade, pois assim ele pensava que quanto mais divisão de atividades maior será a eficiência do processo. Para chegar à conclusão de a melhor forma analisar esses processos foi necessário estudar os movimentos necessários para a execução de cada atividade no processo, para assim diminuir e simplificar os movimentos eliminando os movimentos que fossem desnecessários e assim diminuindo a fadiga, fazendo assim com que a atividade fosse realizada de uma maneira mais rápida e eficiente.
Taylor foi um dos primeiros a dar importância ao processo de seleção cientifica, ou seja, adequar as pessoas às tarefas que seriam executadas reconheceu também que o trabalhador só pode ser motivado por incentivos materiais, ele buscava conciliar os interesses de patrão e empregado.
TEORIA CLÁSSICA
Precursor: Henry Fayol 1841 – 1925 (Engenheiro Francês)
Ênfase: Estrutura (inter-relacionamento das partes componentes da organização)
Enfoques:
Organização Formal;
Princípios Gerais da Administração e;
Funções do Administrador.
Surgimento: França
Ano: 1916
Livro: Administration Industrielle et Genérale, 1916.
Objetivo: Garantir a eficiência da organização, através de todas as partes componentes envolvidas.
Críticas:
Abordagem simplificada da organização formal;
Ausência de trabalhos experimentais;
Teoria da Máquina (mecanicismo de sua abordagem);
Abordagem incompleta da organização e;
Sistema fechado.
Fayol definiu as funções básicas do conceito de Administração: prever, organizar, comandar, coordenar, controlar;
Definiu as funções do administrador;
Na Teoria Clássica, ao contrário da Administração Científica, partia-se de todo o organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas.
Diferente da Administração científica, a Teoria Clássica ou Gestão Administrativa, aborda os princípios gerais da administração, o seu percursor e principal representante foi o francês Henry Fayol (1841-1925), formado em engenharia, assumiu uma empresa de aço em 1888, que passava por serias dificuldades, porém em mais ou menos 10 anos tornou-se uma das maiores empresas públicas francesas.
Para Fayol, em toda a empresa existem seis funções que são básicas, que são (financeira, técnica, comercial, contábil, de segurança e administrativa), sendo que a função administrativa é a responsável de coordenar e fazer a interação entre todas as outras, a função administrativa é composta por cinco elementos são eles: previsão, organização, comando, coordenação e controle. A ideia de Fayol era padronizar e proporcionar regras, como modelo para lidar com os assuntos administrativos.
Além de Fayol, outros autores que colaboraram para o desenvolvimento da Teoria Clássica, foram Gulick, Urwick e Mooney, esses se
...