ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Artigo: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suica • 2/11/2014 • 1.740 Palavras (7 Páginas) • 499 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL VII
MARIA AMÉLIA MÉLO RÊGO
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Maceió
2014
MARIA AMÉLIA MÉLO RÊGO
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Estatística e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e Serviço Social e Oficina de Formação – Tecnologia da Informação
Orientador: Amanda Boza, Clarice Kerncamp, Rodrigo Zambon.
Maceió
2014
SUMÁRIO
Introdução PÁG. 04
Delimitação e Formulação do Problema PÁG.04
Formulação dos Objetivos Geral e Específicos PÁG.04
Justificativa PÁG.05
Metodologia PÁG.06
Revisão Bibliográfica PÁG.06
Cronograma da Pesquisa PÁG.07
Orçamento PÁG.07
Resultados Esperados PÁG.07
Referências PÁG.08
INTRODUÇÃO
1- TEMA: ABANDONO FAMILIAR
Qual o motivo para família colocar seus idosos em um LAR ou ABRIGO e não, mas os procuram, não visitam; Os idosos pouco saem do local em que vivem o lazer e a recreação se resumem em assistir televisão e esperar uma visita.
2- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
*Idosos
*Família
3- FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
3.1 Gerais: Intermediação para que os idosos tenham uma qualidade de vida melhor em seu dia a dia.
3.2 Específicos: Interagir junto às famílias para saber quais as dificuldades de relacionamento para com seus idosos, o que os impedem de manter contatos diário, semanal, quinzenal ou anual.
4- JUSTIFICATIVA
A intenção deste Projeto de Pesquisa é para que em um momento de reflexão a Assistente Social possa interpretar de uma forma, mas sucinto o que acontece entre as famílias para que exista este afastamento e o desinteresse por seus idosos. O trabalho assim sendo executado de uma forma amável, respeitado, interpretado e singelo terá uma grande chance de trazê-los de volta ao convívio com seus idosos tendo assim uma melhora considerável de sua auto-estima. Eu sinto a necessidade de mostrar as famílias que os idosos com o relacionamento social restrito, eles estão sempre á espera de uma visita que nunca chega de sua família.
O Art.3º do Estatuto do Idoso diz que: É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
O Parágrafo Único fala que. A garantia da prioridade compreende:
V- Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;
No Art.43° relatamos que. As medidas de proteção ao idoso são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados:
II- Por falta, omissão ou abuso da família, curador ou entidade de atendimento;
5- METODOLOGIA
Trata-se
...