Racional*Emocional
Resenha: Racional*Emocional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VictorMatheusL • 14/9/2014 • Resenha • 678 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
RACIONAL X EMOCIONAL, quem manda mais?
Imagina um grupo de 100 profissionais que falharam: 100 líderes de empresas ou 100 médicos por exemplo.
Foi feito um estudo que revelou que 13 destes líderes ou médicos fracassaram por falta de habilidade técnica e cognitiva, por falta de conhecimento.
Os outros 87 profissionais, fracassaram por falta de auto controle emocional. Por falta de auto confiança, falta de optimismo, falta de determinação… por falta de força para superar os seus limites e os obstáculos.
Ou seja, apenas 13% das pessoas fracassam porque não sabiam ou porque não tinham conhecimento. E 87% fracassam por falta de competência emocional, por falta de inteligência emocional, falta de auto controle.
Considera-se uma pessoa mais emocional ou mais racional?
Como usa essas competências?
Saiba que tudo isso acontece no cérebro!
O lado esquerdo do cérebro é responsável pelo racional, é ele que aprende, que pensa e que raciocina. O lado direito é responsável pelo aspecto emocional.
Se existem vantagens e desvantagens em ser mais racional ou mais emocional?
Agora vai perceber ainda mais sobre a importancia de equilibrar o lado esquerdo e o lado direito do cérebro, e conseguir maior harmonia entre a razão e a emoção!
Partilha de um facto: nos últimos anos as grandes empresas têm ido às Universidades em busca de jovens talentos, de alunos de destaque. Aparentemente profissionais inteligentíssimos, que mais tarde, quando iniciam o sua carreira dentro da empresa, acabam por falhar na primeira situação de pressão emocional! Por que?????
Conclusão: o lado racional sempre foi o mais estimulado, está na hora de desenvolver mais as competências emocionais, e equilibrar os dois lados.
Características de uma pessoa com a tendência para ser mais racional ou mais emocional
Provavelmente conhece alguém que é muito esperto e sabe de tudo um pouco. Tem a sua opinião sobre algum assunto muito bem fundamentada e comprovada, muitas vezes tem as suas próprias conclusões, estatísticas, estudos e soluções. Pode até já ter elaborado planos de acção e estratégias…mas nunca entra em acção, nunca faz nada! Essa é uma pessoa com tendência para usar mais o lado racional.
Provavelmente também conhece alguém muito entusiasmado, cheio de energia, sempre com novas ideias, impulsivo e disperso, um furacão de motivação e de vontade…mas totalmente desorganizado e sem direcção. Essa é uma pessoa com tendência para usar mais o lado emocional.
Tudo isso acontece no cérebro
O lado esquerdo do cérebro é responsável pelo racional, é ele que aprende, que pensa e que raciocina. O lado direito é responsável pelo aspecto emocional.
O lado esquerdo é o lado mais limitado, é limitado pelo que entende e pelo que pensa. É o lado que tem sido mais estimulado, o lado racional e intelectual.
O direito não tem limites, é o emocional, se constrói com o poder das emoções. Pode estar fora de controlo,
...