Radiação Térmica e Carga Massa
Por: Luís Ferreira • 15/2/2020 • Trabalho acadêmico • 1.810 Palavras (8 Páginas) • 356 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CURSO DE LICENCIATURA EM
FÍSICA
LABORATÓRIO AVANÇADO PARA O ENSINO DE FÍSICA
RELATÓRIO 01
RADIAÇÃO TÉRMICA
Identificação
Aluno: Luís Carlos Ferreira
Matricula: 20092404235
Polo: Paracambi
Rio de Janeiro, 07 de Agosto de 2016
Conteúdo
Radiação térmica
Experiência da aula 1 ......................................................................................
Experiência da aula 2 ......................................................................................
Experiência da aula 3 ........................................................................................
Parte experimental ...........................................................................................
Objetivo
O objetivo deste relatório é descrever o procedimento adotado para compreender a radiação térmica e sua intensidade por área.
Introdução
O experimento foi montado em casa e testado no laboratório de Física do CEDERJ do Pólo de Paracambi.
O calor é energia em transito, essa energia é transportada po meio de ondas eletromagnética na frequência do infravermelho. Na transmissão de calor por radiação esse fato é mais evidente.
Um corpo devido a sua temperatura emite energia na forma de radiação eletromagnética, chamda de radiação térmica. Em oposição à transferência de energia na forma de calor, através dos processs de condução e convecção, a transferência de energia devido à radiação térmica não necessita de um meio e pode ocorrer no vácuo.
No vácuo todos as formas de energia radiante se propagam com a velocidade da luz. O comprimento de onda eletromagnética (E-M) é relacionado com a sua frequencia pela equação:
c = λ.v
A radiação eletromagnética (E-M) se caracteriza pela oscilação entre um campo elétrico e um campo magnético está classificado de acordo com a frequência de ondas. A radição é produzida de forma natural ou artificial. Na natureza, a radiação ultravioleta (raios UV) e a infravermelha são aquelas produzidas por corpos que apresentam calor, sendo o Sol a principal fonte. A radiação ultravioleta também pode ser obtida artificialmente através de lâmpadas ou camaras de brozeamento arificial.
Desenvolvimento
A radiação faz a transferencia da energia térmica, calor, pela emissão de ondas eletromagnéticas que carregam a energia do objeto emissor. A sua emissão ocorre a qualquer temperatura mais que o zero absoluto. A faixa de frequencias (ou equivaletemente de comprimentos de comprimentos de onda) da radiação térmica se estende basicamene na faixa dos Raios-X até a faixa das microondas. A distribuição de intensidade da radiação em função do comprimento de onda é chamada de distribuição espectral ou espectro de emissão e depende fortemente da temperatura. A radiação emitida está distribuída cotinuamente sobre todos os comprimentos de onda para qualquer dada temperatura.
Aula 1
Experimento 1
O objetivo é determinar a absorção, emissão e a reflexão por superficies distintas através do Cubo de Leslie; a relação entre a potência de radiação com a distancia fonte- sensor(Lei do inverso do quadrado); a lei de Stefan-Boltzmann
Metodologia
O cubo de Lesldo Cubo de Leslie é composto por quatro faces distintas (negra, branca, alunimio polido e aluminio rugoso), cada face apresenta emissão diferentes de radiaçõa, esta faces são aquecidas atraves de uma lâmpada. A partir do aquecimento das faces mede-se a intensidade de radiação emitida por cada qual com uma termopilha. A temperatura do cubo é determinada usando-se um ohmimetro conectado as entradas de Thermistor na base do cubo.
[pic 2]
Figura 1: Cubo de Leslie
Equipamentos Necessários:
- Sensor de radiação (termopilha),
- Cubo de radiação térmica,
- Milivoltímetro,
- Placa de vidro de janela,
- Placas de outros materiais,
- Ohmímetro.
- Lâmpada de Stefan-Boltzmann
Montar o cubo, homímetro, o sensor e o voltímetro como representado abaixo:
[pic 3]
Figura 1.1: diagrama da experiência da emissão da radiação por diferentes supeficies
Roteiro e coleta dos dados
- Liguei o cubo de radiação térmica e coloque o interruptor na posição “HIGH”. Preste atenção escala do ohmímetro. Espere entre 5 a 20 minutos até que a leitura do interruptor estabilize. Quando o valor lido baixar aproximadamente 40 Kw, mude o interruptor que esta na posição “HIGH” para 5.0 (se for pré-aquecido, basta apenas colocar o interruptor em 5.0). Quando o cubo atingir o equilibrio térmico, a leitura no ohmímetro vai flutuar em torno de um valor relativamente fixo. Utilize o sensor de radiação para medir a radiação emitida por cada uma das quatro superficies do cubo. Coloque o sensor de forma que as hastes na sua extremidade do cubo (isto assegura que a distancia de leitura seja a mesma para todas as superficies)
- Anote as suas medições na Tabela 1.2, anote também a resistência do termistor (valor indicado no ohmimetro). Utilize a tabela na base do cubo para determinar a temperatura correspondente.
Note: para transformar o valor da potencia emitida por unidade de área, é necessário converter a leitura do sensor de radiação de mV para mW/m2. Para isso utiliza-se o fator de conversão fornecido pelo fabricante que neste caso é S/K = 22mV/mW. Assim, para a potencia por unidade de área, teremos: Vtermopuha/(S/K)a onde a = área do sensor.
...